O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, entregou na manhã deste sábado (24) 45 tratores e mais implementos agrícolas como grades aradoras e carretas agrícolas. A entrega aconteceu no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na BR 343, em Teresina.

Estão sendo contempladas associações de agricultores familiares que passarão a contar com instrumentos mecanizados para impulsionar esse importante setor que tanto contribui para o abastecimento alimentar do estado piauiense.

“O conhecimento, a tecnologia, a semente, a muda de qualidade, tudo isso faz uma diferença muito grande. Então, você sair da enxada para um trator, para o preparo da terra, para ter as condições mais à frente da colhetadeira, de poder ter a plantadeira, para ter as condições de colher um melhor resultado, é muito importante”, afirmou Wellington Dias.

SADA

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Fábio Abreu, esteve presente na entrega e destacou o trabalho realizado em conjunto com a Secretaria da Agricultura Familiar. “A SAF vai proporcionar a capacitação e o treinamento e a SADA vai estar à disposição para ensinar e orientar os nossos trabalhadores nas culturas que eles quiserem fazer com esses equipamentos”, afirmou.

“Então é por isso que nós agradecemos esse momento, que é apenas o início para se chegar ao objetivo final que é conseguir, unidos, tirar o nosso país do mapa da fome porque aqui é uma representatividade da mecanização da agricultura familiar e nós só vamos conseguir se nós de fato mecanizarmos a agricultura familiar”, completou Fábio Abreu.

SAF

A secretária estadual da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, enfatizou a importância da distribuição desses equipamentos. “Eu queria destacar uma coisa muito importante, quando a gente distribui esses equipamentos é que a gente começa a diminuir a distância entre a agricultura familiar, que não tinha acesso à tecnologia, a outros processos produtivos, como do agronegócio, que já tem há muitos anos acesso a esse tipo de tecnologia”, explanou.

“A gente sabe a dificuldade para a agricultura familiar conseguir um trator desse, que só vem, na maioria das vezes, através dessas iniciativas de emendas parlamentares, que permitem que as associações de agricultores familiares possam ter acesso a um equipamento desse, porque a maioria delas não tem recursos suficientes para comprar”, continuou Rejane Tavares.

Confira abaixo a relação dos municípios contemplados:

Alagoinha, Alto Longá, Altos, Anísio de Abreu, Baixa Grande do Ribeiro, Belém do Piauí, Bertolínia, Betânia, Boa Hora, Cabeceiras, Caridade, Cocal, Coivaras, Colônia do Gurgueia, Corrente, Cristalândia, Dirceu Arcoverde, Elesbão Veloso, Francisco Ayres, Fronteiras, Gilbués, Luzilândia, Madeiro, Manoel Emídio, Marcos Parente, Matias Olímpio, Miguel Alves, Nazaré do Piauí, Paes Landim, Parnaguá, Picos, Pio IX, Regeneração, São Miguel do Fidalgo, Sigefredo Pacheco, Simões, Teresina, Uruçuí, Várzea Grande e Vila Nova do Piauí.