Após quase quatro meses, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi) decidiu encerrar a greve dos técnicos administrativos, em assembleia realizada nesta segunda-feira, 1º de julho. A categoria volta a trabalhar normalmente em todos os campi da UFPI nesta terça (2).

Segundo o presidente do Sintufpi, Bartolomeu Carvalho, explicou que a deliberação seguiu o encaminhamento nacional de encerrar as greves nas universidades após assinatura de acordo com o Governo Federal.

Foto: Lucas Dias/GP1
Universidade Federal do Piauí

Acordo

A reivindicação da categoria passava por três eixos principais: recomposição dos orçamentos das instituições de ensino, restruturação da carreira e recomposição salarial.

O acordo ficou assim estabelecido: reajuste salarial de 9% em 2025 e de 5% em 2026, para servidores ativos e inativos. Além disso, os trabalhadores conseguiram aumento nos valores dos auxílios creche, saúde e alimentação.

“A nossa fala hoje é de agradecimento a toda a categoria e àqueles que souberam entender que o processo de negociação em uma greve é de bastante diálogo, então nós saímos desta greve com bastante avanços após a assinatura desse acordo”, afirmou o presidente do Sintufpi.