O Instituto Federal do Piauí (IFPI) publicou, nessa quarta-feira (12), portaria na qual demite o professor de história Éverton Diego Soares Ribeiro Santos, após uma aluna denunciá-lo por assédio sexual, em setembro de 2023, no campus de Angical. Ele já foi candidato a prefeito de Teresina pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), nas eleições de 2016. Para acessar o documento da demissão na íntegra, clique aqui .

Segundo o documento, Everton infringiu diversas práticas previstas na Lei 8.112/1990, conhecida como o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Foto: GP1
Éverton Diego, demitido após denúncia de assédio sexual dentro do campus do IFPI em Angical

Ainda de acordo com a portaria da demissão, uma das infrações cometidas por Everton, inclusive, diz respeito a utilização de pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.

Em setembro de 2023, a instituição instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD), afastando cautelarmente o professor por 120 dias após a formalização da denúncia de violência sexual junto à Corregedoria do IFPI.