João Luís da Silva Filho , de 29 anos de idade, tornou-se o primeiro piauiense a passar no concurso público para a carreira de Oficial de Chancelaria, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) . O jovem concedeu entrevista exclusiva ao GP1 e falou sobre a trajetória até a aprovação, além da emoção de ingressar em um cargo tão concorrido, para o qual foi aprovado neste mês de maio de 2024.

Engenheiro eletricista e de segurança do trabalho por formação, João Filho é natural do município de Fronteiras, no Piauí, e sonha com o cargo desde 2014, quando passou um período morando em alguns países da Europa e da África. “Eu tenho esse sonho desde 2014 quando fui morar no exterior, ao entrar em contato com culturas tão diferentes, como Turquia e Egito. Conheci 24 países ao todo e tive uma grande vontade de conhecer mais culturas. Então, quando voltei para o Brasil, percebi que queria continuar nesse caminho. Quando me formei, em 2019, conversei com minha professora da faculdade e ela me mostrou essa carreira dentro do Ministério das Relações Exteriores, que pareceu ideal para o meu futuro”, disse João à nossa reportagem.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal João Luís da Silva Filho
João Filho no Egito, em 2014, quando, segundo ele, começou a sonhar com carreiras no exterior

Rotina de estudos

Perguntado sobre a rotina que implementou para estudar, João Filho lembrou de agradecer aos pais, Maria Nilma e João Luís, que lhe deram condições de focar apenas nos estudos pelo tempo que fosse necessário.

“Eu estudava umas 6 horas líquidas por dia, geralmente pela tarde e pela noite. Mãe e pai sempre cuidaram de tudo para mim, então eu só precisava estudar. Para relaxar, sempre assisti muitos filmes e ouvi muita música, além de ler alguns livros. E no final do ano passado comecei a fazer academia para ajudar na concentração”, relembrou João.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal João Luís da Silva Filho
João Luís da Silva Filho ao lado da família

O concurso

O ingresso na carreira de Oficial de Chancelaria se dá através de aprovação em concurso público de duas etapas, sendo uma prova de conhecimentos que inclui exame escrito e um curso de preparação/formação. João falou sobre as datas em que prestou os exames.

“A primeira fase do concurso foi em dezembro de 2023, em Brasília e o resultado dessa primeira fase saiu ainda em dezembro. Em abril de 2024, fui convidado para fazer o curso de formação em Brasília e agora, em maio, saiu o resultado final com minha aprovação”, informou o aprovado.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal João Luís da Silva Filho
Turma completa de aprovados para a Carreira de Oficial de Chancelaria, durante curso de formação em Brasília

Funções/atribuições da carreira, previsão de ingresso e felicidade em passar

Por fim, João falou que ainda não há previsão para que o MRE convoque os aprovados, mas que pode ser a qualquer momento. Além disso, abordou a previsão de atuação em diversos países e discorreu um pouco mais das funções da carreira de Oficial de Chancelaria, dentre as quais se incluem tarefas de natureza técnica e administrativa.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal João Luís da Silva Filho
João Luís da Silva Filho

"Ainda não tem data [para assumirmos], pode ser a qualquer momento. Inicialmente, são no mínimo 2 anos obrigatórios em Brasília e em seguida, 10 anos obrigatórios no exterior. Dente as funções, são bem diversas, pode ser na área de contabilidade, patrimônio, cerimonial, licitações, etc. Ao longo da carreira, podemos testar as diversas áreas e vai escolhendo onde você se identifica mais. Então, minha sensação é de muita felicidade e de alívio, porque finalmente cheguei onde sonho há quase 10 anos”, finalizou o jovem João Filho.