O presidente do Conselho Regional de Educação Física do Piauí ( CREF15 ), Danys Queiroz, ingressou com queixa-crime contra Petrus Evelyn Martins , administrador da página no Instagram “O Piauiense”. Na denúncia, ele acusa o jornalista de praticar os crimes de injúria e difamação, e pede a retirada de um conteúdo que faz menção ao CREF15.
A queixa-crime foi ajuizada nesta segunda-feira (05), em virtude de uma notícia veiculada na página “O Piauiense” com o seguinte título: “Alunos do curso de Educação Física foram abandonados pelo Conselho e pela UFPI”.
A referida notícia discorre sobre o imbróglio envolvendo os profissionais de Educação Física com licenciatura, que podem ficar impedidos de atuar em áreas além do ambiente escolar, como academias, considerando que tal atividade compete somente aos bacharéis, conforme a norma vigente.
Danys Queiroz argumenta que nenhum profissional com licenciatura foi surpreendido com a possível proibição de atuar em outras áreas, isso porque o que permitia tal possibilidade era um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o CREF15 e o Ministério Público do Estado do Piauí.
“Os profissionais de Educação Física não foram ‘surpreendidos’ com o ‘novo’ posicionamento nem da UFPI e muito menos do CREF15. Conforme informado acima: trata-se de legislação de 2005. Há tempos os graduandos sabiam que teriam que escolher, tanto que os diplomas são expedidos com o nome bacharel ou com o nome licenciado. Não tem como o profissional ser ‘surpreendido’”, consta na queixa-crime.
O presidente do CREF15 ressalta a necessidade da retirada da notícia, para que, segundo ele, as pessoas não sejam “desinformadas” e sua honra e da entidade não sejam atingidas.
“Não há dúvidas de que, enquanto a falsa informação permanece publicada, mais pessoas são atingidas, mais pessoas são desinformadas e mais a honra do querelante e da entidade é atingida. Diante de tal fato, é urgente e medida que se faz cabida a concessão de liminar para a imediata retirada da matéria veiculada”, diz outro trecho.
Diante disso, o presidente do CREF15 pediu que a Justiça conceda liminar para a imediata retirada da notícia veiculada e condene Petrus Evelyn pelos crimes de injúria e difamação.
Outro lado
Procurado pelo GP1 , o jornalista Petrus Evelyn afirmou que ainda não foi notificado da queixa-crime e que vai aguardar ser intimado para se pronunciar com mais profundidade, mas ponderou que o texto publicado em sua página é uma reivindicação dos profissionais de Educação Física, que devem ter seu posicionamento respeitado.
“Esse texto é uma reivindicação de vários profissionais de educação física, que devem ter o seu pensamento respeitado sobre o CREF. O nome do presidente do conselho nem foi citado para ele acusar de injúria e difamação, mas aguardarei ser intimado e ter acesso aos autos para me posicionar com mais profundidade sobre esse processo”, disse Petrus Evelyn.