A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou, nesta segunda-feira (19), o boletim epidemiológico de arboviroses, considerando dados da primeira até a sétima semana de 2024. Neste período, o estado registrou 770 casos prováveis de dengue, o equivalente a um aumento de 8% em relação ao mesmo período no ano de 2023.
Vale lembrar que o estudo considera como casos prováveis os casos confirmados, inconclusivos, ignorados/brancos, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. Os cinco municípios com o maior número de casos prováveis foram Teresina, com 316 ocorrências, Bom Jesus, com 125, Currais, com 102, Ribeiro Gonçalves (55) e Parnaíba (30).
Além disso, o estado registrou, ao todo, 22 casos de dengue com vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão.
Casos no Brasil
O Ministério da Saúde registrou 555.583 casos entre suspeitos e confirmados da doença em todo o Brasil. A Pasta ainda informou o registro de 94 mortes em decorrência da doença, além de investigar outros 381 óbitos, para confirmar se foram causados pela enfermidade ou não.