A Assembleia Legislativa do Piauí ( Alepi ) deve iniciar novo processo de formação de suas comissões, com a eleição de novos presidentes e vice-presidentes, conforme estabelece o artigo 73 do Regimento Interno. A composição das comissões deve respeitar a proporcionalidade entre os representantes de cada partido, bloco parlamentar ou federação partidária.

Os líderes partidários, como Hélio Isaías da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e João Mádison do MDB, são responsáveis por indicar os membros que ocuparão as vagas em cada comissão. Os membros do Progressistas serão indicados pelo líder do partido, deputado Gustavo Neiva.

Foto: Lucas Dias/GP1
Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

A Assembleia possui onze comissões permanentes, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Comissão de Administração Pública e Política Social, e a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.

Cada comissão é composta por sete membros titulares e seus respectivos suplentes. O presidente da Casa, Franzé Silva (PT), destacou que a formação das comissões é prioridade para a continuidade dos trabalhos, especialmente no que diz respeito à análise das matérias apresentadas pelos deputados e pelos demais poderes.