O governador Rafael Fonteles (PT) reuniu mais de 200 prefeitos eleitos e reeleitos durante a primeira edição do evento Pactos pelo Piauí, que está ocorrendo no Centro de Convenções, no bairro Cabral, nesta quinta-feira (21). O evento visa estreitar as parcerias entre o Governo do Piauí, o Governo Federal e as prefeituras municipais, além de promover o debate sobre políticas públicas em diversas áreas.
O governador reforçou que o pacto é para os municípios, independentemente da cor partidária. Nesse sentido, ele voltou a dizer que a eleição passou e que agora é necessário dar as mãos e focar na gestão de cada município.
“A ideia é realmente apresentarmos a nossa carteira de programas e serviços institucionais, independentemente da discricionariedade que o governador tem de fazer programas em cada uma das regiões dos municípios, que valerão para todos os municípios que quiserem aderir, independentemente, obviamente, do partido político. A eleição passou, cada um lutou bravamente defendendo seus candidatos, mas a eleição terminou e, portanto, agora, assim como eu, cada um dos senhores e senhoras governa para todos os piauienses, para todos os munícipes. Então, a gente tem que dar as mãos, na medida do possível”, declarou Fonteles.
Compromisso do Governo Federal
O ministro do Desenvolvimento Social, senador Wellington Dias , também esteve presente e foi o porta-voz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva , ao afirmar a disposição do Governo Federal para ajudar os municípios piauienses.
“Quero saudar cada prefeito e prefeita que têm uma missão a cumprir. A gente pode fazer história, com o desenvolvimento econômico, social e o compromisso com a sustentabilidade. Venho em nome do presidente Lula, e ele pediu para trazer o abraço e o compromisso de dizer: ‘contem com o Governo Federal para alcançar o desenvolvimento’”, afirmou Wellington.