O último balanço feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostrou que em setembro de 2024, o estado do Piauí registrou um saldo positivo de 989 postos de trabalho com carteira assinada. Conforme o levantamento divulgado nessa quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego , são 11.848 admissões contra 10.859 demissões registradas no último mês.

No Piauí, o setor de comércio é um dos que mais contribuir para a economia e geração de renda na região, com 528 novas vagas. Por conta disso, ele aparece em primeiro lugar no ranking de geradores de vagas elaborado pelo Caged, e é seguido pelo setor de serviços, com 511, e indústria, com 234 novos postos de trabalho.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Carteira de Trabalho

Na avaliação, o setor também elencou as cidades que mais geraram emprego de carteira assinada durante o mês de setembro. A capital piauiense, Teresina, lidera com 750 vagas de trabalho, depois, a cidade de Corrente, com 65, Ribeiro Gonçalves com 60, Floriano com 58, Campo Maior com 53 e Santa Filomena com 49 novos empregos.

Perfil

Essas vagas de trabalho com carteira assinada forma preenchidas, majoritariamente, por mulheres. O gênero feminino corresponde a 677 da ocupação, enquanto os homens preencheram apenas 312 postos. Jovens entre 18 e 24 anos também estão entre os que mais se destacaram no mercado de trabalho, ocupando 1.009 das novas vagas.