No início deste mês, o Projeto de Reflorestamento Apícola da Casa Apis foi premiado no 48º Congresso da Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia), na categoria Apicultores para o Planeta. O projeto consiste no plantio de árvores melíferas em áreas degradadas para garantir a alimentação das abelhas no período de seca, além do sombreamento.

O Sebrae no Piauí, por meio do Projeto Agronordeste Picos, é um dos parceiros dessa iniciativa inovadora focada na sustentabilidade ambiental. A instituição vem disponibilizando consultorias tecnológicas do Programa Sebraetec para assegurar os melhores resultados para os 129 apicultores da base produtiva da Casa Apis , localizados nos municípios de Jacobina do Piauí, Picos, Simões, Pio IX, Itainópolis, Wall Ferraz, Marcolândia, Belém do Piauí, São José do Piauí, Caridade do Piauí, Fronteiras, Lagoa do Sítio e Vera Mendes.

Foto: Divulgação
Projeto de Reflorestamento Apícola da Casa Apis foi premiado no 48º Congresso da Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia)

“Todos nós que fazemos o Sebrae no Piauí estamos muito felizes com essa grande conquista da Casa Apis, cooperativa que conta com o apoio da nossa instituição desde o seu nascedouro. Esse reconhecimento da Apimondia contribui para o fortalecimento da atividade apícola no semiárido piauiense, que hoje é referência mundial em sustentabilidade ambiental. Ganham os pequenos apicultores cooperados da Casa Apis, ganha a economia do Estado”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho .

De acordo com o presidente da Casa Apis, Antônio Leopoldino Dantas Filho, mais conhecido como Sitonho, o apoio do Sebrae ao projeto foi muito importante para a conquista desse prêmio. “O projeto foi pensado como uma estratégia para garantir a alimentação das abelhas, mantendo os enxames durante a estiagem, já que devido às certificações da Casa Apis de produto orgânico e de Comércio Justo, se fazia necessária manter a alimentação natural dos insetos. Embora já tivéssemos todo o conhecimento prático da apicultura, adquirido ao longo dos anos, precisávamos de especialistas em reflorestamento para auxiliar no processo. O Sebrae disponibilizou dois profissionais, que têm feito um excelente trabalho na região. E o prêmio recebido na Apimondia é a prova de que estamos no caminho certo”, afirma.

Foto: Divulgação/SEBRAE
Projeto Agronordeste Picos, do Sebrae, é um dos apoiadores da iniciativa

Os consultores do Sebrae atuam desde o georreferenciamento, diagnóstico das áreas a serem trabalhadas, preparo do solo, produção de mudas em viveiros e tratos culturais das plantas até o acompanhamento técnico dos apicultores.

“Fomos procurados pela Casa Apis para auxiliar os apicultores nesse projeto. A dificuldade inicial era de germinar as mudas, insumo essencial para o reflorestamento das áreas degradadas. Por meio do Sebraetec, os consultores passaram a atuar desde a coleta da semente no campo até o plantio e a germinação. Hoje, já temos quase 70 mil árvores plantadas, numa área de 79 hectares, além de 134 hectares preparados para serem reflorestados”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Foto: Divulgação/SEBRAE
Projeto da Casa Apis é focado na sustentabilidade ambiental

Entre as espécies plantadas estão jatobá, juazeiro, sabiá, angico de bezerro, aroeira, moringa, algaroba e leucena, que são espécies resistentes a estiagem e cujas floradas produzem pólen e néctar para alimentação das abelhas, sendo ainda importantes para o sombreamento, aspectos essenciais para manutenção dos enxames no período da seca.

Foto: Divulgação/SEBRAE
Diretor-executivo da Casa Apis, Wellington Dantas, recebendo a premiação em Santiago

Além do Sebrae, a Casa Apis contou com o apoio de parceiros internacionais – Project Apis m., Oxfam Internacional e Norevo – que aportaram recursos para aquisição de máquina agrícolas, investimento em infraestrutura logística, perfuração de poços, equipamentos de irrigação, entre outras providências necessárias para o pleno sucesso do projeto.