Em meio ao crescente aumento de casos da covid-19 , o governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) pediu nesta quarta-feira (27) que a população reforce a vacinação e tome os cuidados em relação à higienização. Ontem (26), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) determinou a volta do uso de máscaras nos ambientes hospitalares.

O chefe do executivo estadual reforçou ainda o pedido para que em qualquer ambiente fechado, as pessoas usem máscaras como forma de evitar a proliferação do coronavírus.

Atenção! Em face ao aumento do número de casos de COVID, após reunião do COE-PI, foram recomendadas as seguintes orientações para prevenção da população: - Reforçar as medidas de higienização das mãos, inclusive com álcool 70%; - Qualquer pessoa, acima de 18 anos, atualizar a… — Rafael Fonteles (@RafaelFonteles_) December 27, 2023

Entenda a situação

A Secretaria de Estado da Saúde ( Sesapi ) do Piauí decidiu, durante uma reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), realizada nessa terça-feira (26), orientar que os municípios, especialmente os maiores, deixem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas e promovam a vacinação contra a covid-19 para evitar aglomerações. Outra determinação é a obrigação do uso de máscaras em ambiente hospitalar. A medida ocorre por cautela perante à reincidência de casos e mortes pelo coronavírus no Estado.

Os dados de venda de testes em farmácias foram analisados na reunião e na última semana epidemiológica, foi constatado um crescimento das vendas nas cidades de Teresina, Picos e Piripiri. Também houve um aumento na taxa de positividade dos testes realizados pelo Lacen-PI, saindo de 17% para 29,4% na última semana epidemiológica. Atualmente, há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave.

Segundo os dados apresentados na reunião pela Gerência de Vigilância em Saúde, o estado registrou 115 casos notificados da doença e 5 óbitos na última semana. Todas as vítimas tinham comorbidades. O Comitê de Operações Emergenciais voltará a se reunir na próxima quarta-feira (03) para uma nova avaliação da situação no estado.