O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou, nesta sexta-feira (01), livro comemorativo dos 90 anos da Justiça Eleitoral. Nas versões impressa e digital, a obra foi coordenada e organizada pelo presidente, o desembargador Erivan Lopes , pelo desembargador José James Gomes Pereira e pela juíza Lucicleide Pereira Belo , ex-membro da Corte Eleitoral.
O livro contou também com a colaboração do juiz federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, ex-membro da Corte do TRE-PI e ex-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PI (EJE), bem como das servidoras e servidores da instituição.
Em entrevista à imprensa, o desembargador José James destacou a importância da Justiça Eleitoral, além de enaltecer o trabalho que vem sendo realizado e que, segundo o magistrado, é um exemplo. “A Justiça Eleitoral brasileira é fundamental nesse processo de fortalecimento das instituições e um exemplo para o mundo porque é uma instituição que tem mantido efetivamente os princípios democráticos do nosso país", afirmou.
"Apesar das grandes dificuldades enfrentadas, sobretudo, nos momentos atuais, a Justiça Eleitoral em nenhum momento tergiversou no cumprimento do seu dever", pontuou José James.
Presidente
Para o desembargador Erivan Lopes, a obra terá uma contribuirá significativa para o debate e a reflexão sobre a Justiça Eleitoral, seus desafios e suas perspectivas, além de servir como uma fonte de conhecimento e informação a todos os interessados na construção e no fortalecimento da democracia.
“Que esses 90 anos de história da Justiça Eleitoral no Piauí sirva de inspiração para enfrentar os desafios futuros com a mesma determinação e compromisso que moldaram, de forma exitosa, nosso passado”, completou Erivan Lopes, presidente do TRE-PI.
Juíza Lucicleide Belo
“Este é um livro que eu trouxe a participação de vários juristas, juízes de direito que se dispuseram a contribuir com suas ideias para a Justiça Eleitoral. Ele trata de temas relevantes tanto para a sociedade como para o Estado Democrático de Direito”, declarou a magistrada Lucicleide Belo.
O trabalho contempla registros como a notícia da primeira reunião e instalação do TRE-PI em 19 de agosto de 1932 na ala direita do Fórum Estadual na Praça da Bandeira em Teresina. Ainda é possível conhecer a evolução, o progresso e as mudanças que aconteceram no Tribunal durante os períodos que marcaram o Brasil e o Piauí nas últimas nove décadas.