A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participou, nesta sexta-feira (24), da plenária do Conselho Territorial da Chapada das Mangabeiras, onde foram empossados os novos conselheiros e a nova diretoria. Na ocasião, também houve a entrega simbólica de 20 toneladas de sementes de feijão e milho aos agricultores familiares dos 24 municípios do território. A solenidade aconteceu na Câmara dos Vereadores do município de Bom Jesus.
O Conselho Territorial empossou 102 novos conselheiros, que são representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada, que foram escolhidos pelos 24 municípios. Cada cidade conta com quatro representantes (dois do poder público e dois da sociedade civil), além de outros três da sociedade civil com atuação territorial e três da iniciativa privada com atuação territorial.
Para a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, o processo de escolha da nova diretoria do Conselho Territorial foi importante pela participação das mulheres. “É uma diretoria composta por mulheres. Temos novos conselheiros que foram eleitos em todos os municípios dos territórios, em um processo que se ampliou em todos eles”, frisou.
Durante a solenidade, também foram entregues 10 toneladas de sementes de feijão e 10 toneladas de sementes de milho, em um investimento que soma R$ 253.632, a partir de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O programa de distribuição de sementes e mudas é executado pela SAF no âmbito do Programa de Valorização da Agricultura Familiar. A gestora pontuou que a próxima etapa é a entrega aos agricultores.
“Fizemos uma entrega simbólica das sementes, que vão ser distribuídas para a agricultura familiar. Deixamos aqui, no território da Chapada das Mangabeiras, 20 toneladas de sementes, e o processo de entrega agora vai ser organizado pelos agentes territoriais em parceria com a SADA e a prefeitura dos municípios”, explicou.
Os municípios do território Chapada das Mangabeiras contemplados com as sementes são: Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Bom Jesus, Barreiras do Piauí, Cristino Castro, Corrente, Cristalândia do Piauí, Colônia do Gurguéia, Currais, Curimatá, Eliseu Martins, Gilbués, Júlio Borges, Manoel Emídio, Morro Cabeça no Tempo, Monte Alegre do Piauí, Parnaguá, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Luz, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurgueia e Sebastião Barros.