O governador Rafael Fonteles (PT) retornou, neste sábado (25), ao Piauí após uma viagem de uma semana na Europa, onde firmou negócios para a produção de hidrogênio verde no estado. Na próxima segunda-feira (27), o chefe do executivo deve reassumir o comando do Palácio de Karnak.
Fonteles comunicou que assim que reassumir o Governo do Piauí vai viajar para a região do Cerrado, onde deve entregar obras nos municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Sebastião Leal. Além das obras, será lançada a pedra fundamental de dois empreendimentos.
“Nesta segunda-feira sigo para o Cerrado piauiense. Vamos a Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Sebastião Leal entregar obras e ações para o povo. O grande destaque dessa nossa viagem é o lançamento da pedra fundamental de dois grandes empreendimentos agroindustriais: uma usina de beneficiamento de algodão e outra de produção de etanol de milho”, detalhou o governador.
Investimento da União Europeia
Durante viagem a países europeus, Rafael Fonteles anunciou que o Piauí vai obter investimentos da União Europeia, na margem de 2 bilhões de euros (mais de R$ 10 bilhões pela taxa de câmbio atual). O montante será destinado para a construção da usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no Litoral do Piauí.
O projeto será executado pela empresa europeia Green Energy Park (GEP). A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, terá uma instalação de produção de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia, que serão exportados para a ilha de Krk, na Croácia, e de lá distribuídos para compradores industriais no sudeste da Europa. A previsão é que as obras iniciem no final de 2024, com o início das operações após dois anos.