Moradores de sete bairros da cidade de São Raimundo Nonato estão sem água devido ao baixo volume da Barragem Petrônio Portela, também conhecida como Barragem da Onça.
De acordo com o prefeito da cidade, Rogério Castro (MDB), a barragem abastece 70% de São Raimundo Nonato. No entanto, ela está apenas com 16% da capacidade hídrica, volume considerado morto.
Além disso, a falta de chuvas no município tem contribuído para o desabastecimento. O prefeito também destacou que a Barragem da Onça está apresentando um sistema de tratamento ineficiente, com água de péssima qualidade.
“Situação crítica na Barragem Petrônio Portela. Em concordância com o que venho noticiando há mais de dois anos, apresento este breve relatório da atual situação da Barragem da Onça (Petrônio Portela): Volume de água abaixo do volume morto (apenas 16% da capacidade de reservação); água de péssima qualidade (salinizada e eutrofizada); sistema de tratamento d'água ineficiente”, escreveu Rogério Castro.
Outro lado
Ao GP1, a Agespisa informou que a falta de água nos bairros ocorreu por conta do rompimento de uma adutora e que o abastecimento será retomado gradualmente até o final de semana. A companhia também negou que a Barragem da Onça esteja com baixa capacidade e destacou que o sistema está operando normalmente.
Confira a nota da Agespisa
A Agespisa informa que a última interrupção do abastecimento de água em parte de São Raimundo Nonato foi provocada pelo rompimento de uma adutora.
A distribuição de água está sendo normalizada gradualmente desde o final de semana, após a correção do vazamento.
Nas áreas altas e distantes das estações de tratamento de água, a regularização é mais demorada.
Não procede a informação sobre baixa capacidade do sistema Adutor do Garrincho (ou Onça). A última falha em seu funcionamento foi corrigida na última quarta-feira (26) e desde então o sistema está operando normalmente.
Ver todos os comentários | 0 |