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União - Piauí

Falha no motor causou queda de avião em União, aponta relatório do CENIPA

O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes foi finalizado em 17 de fevereiro de 2025.

Alef Leão/GP1 1 / 9 Avião ficou bastante danificado Avião ficou bastante danificado
Alef Leão/GP1 2 / 9 Capacidade para duas pessoas Capacidade para duas pessoas
Alef Leão/GP1 3 / 9 Os dois ocupantes não tiveram ferimentos Os dois ocupantes não tiveram ferimentos
Alef Leão/GP1 4 / 9 Parte do Ultraleve ficou intacto Parte do Ultraleve ficou intacto
Alef Leão/GP1 5 / 9 Área interna do piloto Área interna do piloto
Alef Leão/GP1 6 / 9 Ultraleve PU-DAY fez pouso de emergência em uma estrada carroçal em União Ultraleve PU-DAY fez pouso de emergência em uma estrada carroçal em União
Alef Leão/GP1 7 / 9 Trem de pouso ficou destruído Trem de pouso ficou destruído
Alef Leão/GP1 8 / 9 Aeronave PU-DAY tinha como destino Chapadinha, no Maranhão Aeronave PU-DAY tinha como destino Chapadinha, no Maranhão
Alef Leão/GP1 9 / 9 Aeronave ficou sob a vegetação Aeronave ficou sob a vegetação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) concluiu a investigação sobre a queda de um avião monomotor em um canavial no município de União, região metropolitana de Teresina, e apontou que o motor da aeronave apresentou falha, forçando o piloto a realizar um pouso de emergência, por volta de meio-dia de 28 de junho de 2023. O relatório foi finalizado em 17 de fevereiro de 2025.

Conforme o CENIPA, a aeronave fez um pouso de emergência, na manhã do dia 28 de junho de 2023, em uma estrada carroçal, no povoado Davi Caldas, entre os municípios de Teresina e União, a 39 km do Clube de Ultraleves. O piloto não teve ferimentos, bem como o segundo ocupante do Ultraleve Pu-day, que não teve o nome revelado.

Foto: Divulgação/CENIPAPeça apresentou defeito e sacou da aeronave
Peça apresentou defeito e sacou da aeronave

O monomotor havia partido do Clube de Ultraleves, em Teresina, com destino à Fazenda Santo Anjo, localizada no município de Chapadinha, no estado do Maranhão, mas, sete minutos após a decolagem, apresentou falha no motor e precisou realizar um pouso de emergência em uma área próxima à Comvap.

Durante o processo de exame do motor, os profissionais do CENIPA apontaram que um anel de retenção do pino do pistão do cilindro nº 01 deslocou-se de sua sede, provocando a quebra de componentes internos e a consequente fratura do bloco do motor. Em seguida, houve vazamento de parte do óleo lubrificante pelo orifício do bloco fraturado, com a consequente perda de potência do motor, que se manteve em operação com três cilindros.

O CENIPA concluiu ainda que a aeronave estava fora dos limites de peso e balanceamento estipulados pelo fabricante.

O piloto possuía a licença de Piloto Privado - Avião (PPR) e estava com a habilitação de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) válida. O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de segunda classe estava em vigor. Sua formação como PPR ocorreu no Aeroclube do Maranhão, tendo sido concluída em abril de 2019.

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