Perguntado a respeito da possível instalação da “CPI da Águas de Teresina”, o prefeito Dr. Sílvio Mendes afirmou que defende apenas que a Câmara Municipal cumpra com o seu papel de fiscalização.
“Que se cumpra a lei. Então, compete à Câmara, não me meto nesse assunto, mas que ela cumpra seu papel de defender a população”, declarou Sílvio Mendes na sexta-feira (7).
![Prefeito Sílvio Mendes em seu discurso](/media/image_bank/2025/2/prefeito-silvio-mendes-em-seu-discursonone.jpeg.1200x0_q95_crop.webp)
Pedido de CPI
O vereador de Teresina, Petrus Evelyn (PP), protocolou requerimento, no dia 3 de fevereiro, no qual solicitou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar práticas abusivas por parte da Águas de Teresina. Entre as ações danosas, estão as cobranças irregulares da taxa de esgoto em áreas onde não há prestação deste serviço.
Os vereadores Carlos Ribeiro (PDT), Deolindo Moura (PT), Eduardo Draga Alana (PSD), Fernanda Gomes (Solidariedade), Fernando Lima (PDT), Joaquim do Arroz (PT), Juca Alves (PRD), Samantha Cavalca (PP), Tatiana Medeiros (PSB), Zé Neto (MDB), além do próprio presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), também assinaram o requerimento.
O que diz a Águas de Teresina
Ao GP1, a Águas de Teresina enviou nota informando que está à disposição para colaborar com os órgãos públicos e apresentará os esclarecimentos necessários sobre os serviços prestados.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Águas de Teresina segue avançando com a ampliação da rede de esgoto na capital piauiense, como parte de seu compromisso com a saúde e qualidade de vida da população. Os investimentos em saneamento básico são realizados de forma planejada, visando o cumprimento das metas estabelecidas no contrato de concessão.
Desde 2020, a empresa garante o abastecimento de água universalizado em toda a cidade, com rigoroso controle de qualidade da água distribuída. No que se refere à coleta e tratamento de esgoto, houve um salto significativo de 19% para mais de 59% de cobertura e tratamento em 29 ETEs, beneficiando milhares de famílias e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A tarifa de esgoto é cobrada somente nas áreas onde a rede está disponível, em conformidade com a legislação federal (Lei nº 11.445/2007, Art. 45, § 4º) e com o contrato de subconcessão (Cláusula 30.2.4). As equipes da empresa permanecem atentas a eventuais necessidades de reparo e trabalham continuamente para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.
A empresa está à disposição para colaborar com os órgãos públicos e apresentará os esclarecimentos necessários sobre os serviços prestados. A Águas de Teresina mantém um canal de atendimento 24 horas por dia, por meio do telefone 0800 223 2000, e convida a população a conhecer suas instalações e operações por meio do programa Portas Abertas.
Ver todos os comentários | 0 |