O governador Rafael Fonteles (PT) realizou, na manhã desta quinta-feira (20), a formatura do Curso de Formação da Polícia Penal do Piauí. O evento ocorreu no auditório do novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí e, ao todo, formaram-se 207 novos policiais penais.
“Nós temos feito todo um esforço para melhorar, modernizar e ampliar o nosso sistema penitenciário, inclusive com a meta de implementar atividades de educação e trabalho em todas as unidades. Portanto, esse trabalho dos policiais penais é essencial para garantir que o processo de ressocialização aconteça, além de ser um instrumento de segurança para toda a sociedade”, afirmou o governador.
Os novos policiais completaram uma carga horária de 508 horas/aula do curso, que contemplou 28 disciplinas, como Direitos Humanos, sobrevivência policial jurídico-administrativa, abordagem, monitoramento eletrônico, inteligência e contrainteligência, gerenciamento de crise, treinamento físico policial, entre outras.
Sejus
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, que informou que esta é a maior turma já formada na história da Polícia Penal no estado.
“Dia muito importante para a Polícia Penal e para todo o nosso sistema carcerário do Estado do Piauí. Hoje formamos a maior turma da história da Polícia Penal, com 207 novos policiais penais. O governador deve nomeá-los em breve. A palavra está com o nosso governador, que sabe e conhece as nossas necessidades, que são muito grandes”, disse o secretário.
Formanda
Ao GP1, uma das formandas, Liliane Magalhães, falou um pouco sobre sua experiência e o preparo recebido no curso de formação. “Foram dias intermináveis, mas com certeza o melhor curso de formação policial que o Estado do Piauí já teve. Estamos aqui todos preparados para servir a toda a sociedade piauiense e, sem dúvida, somos os 207 melhores policiais penais que este estado já viu”, afirmou.
Liliane ainda descreveu o curso como “totalmente atualizado, o mais técnico e o mais completo”.
Investimentos no sistema penitenciário do Piauí
Além da formação dos novos policiais penais, nesta quinta-feira (20), também será inaugurada a Colônia Agrícola Major César, em Altos, e a nova Central de Monitoramento Eletrônico, em Teresina.
Segundo o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, esteve na solenidade e destacou a importância desses investimentos feitos no estado. “Nós estamos aqui para prestigiar a formação dos policiais penais. É uma iniciativa, um investimento do governo do estado robusto para a segurança pública do cidadão piauiense. Quanto mais policiais penais, nós temos, certamente, mais condições para um sistema mais seguro e ao mesmo tempo há os investimentos que vêm sendo feitos pelo governo do estado pelo governo federal em uma parceria muito firme. Nós temos aqui no Piauí mais de 50 milhões de reais investidos pelo governo federal. Vamos inaugurar hoje uma central de monitoramento. Vamos inaugurar a ampliação na penitenciária agrícola”, destacou o secretário.
Ver todos os comentários | 0 |