A Equatorial Piauí iniciou, nesta quarta-feira (19), a obra de ampliação e modernização da subestação de Bom Jesus, no Sul do Piauí. Com investimentos da ordem de R$ 12 milhões, a reforma deve ser concluída até julho deste ano, beneficiando diretamente 4 mil famílias.
O projeto de modernização inclui uma nova casa de comando, que permitirá que, em poucos minutos, o Centro de Operações da Equatorial em Teresina realize manobras remotamente para recompor o sistema elétrico em casos de interrupção no fornecimento de energia.
“Estamos trazendo uma nova subestação para Bom Jesus para, ao final, melhorar a qualidade do fornecimento de toda a região. Os transformadores serão trocados, novas áreas de entrada e saída das redes serão feitas. Além de uma nova casa de comando, setor onde está toda a parte de tecnologia e comunicação, principalmente com o nosso Centro de Operações, em Teresina, por onde conseguimos fazer alterações ou manobras remotamente”, afirmou o presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares.
Além de Bom Jesus, as cidades de Currais, Palmeira do Piauí e Santa Luz também serão contempladas com a ampliação da subestação.
O prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas (MDB), enfatizou a importância da modernização do fornecimento de energia na cidade. “Bom Jesus é a cidade que mais cresce no Piauí, de acordo com o IBGE, e a maior potencialidade de energia vai proporcionar muita riqueza para nossa cidade. É a cidade do agro, onde está chegando um polo industrial e comercial e necessita de mais energia. Assim, com um investimento como esse, atenderemos uma grande demanda. Então, é só felicidade por saber que Bom Jesus está avançando cada vez mais”, disse.
População aprova
Teresa Venâncio, moradora de Bom Jesus, foi contemplada com uma geladeira nova em sorteio promovido pela Equatorial. Ela também aprovou a modernização da subestação. “Estou muito feliz, porque vai beneficiar não só a mim, mas a todos os moradores do nosso município de Bom Jesus. Quero agradecer, porque isso pode melhorar cada vez mais. Fui uma das sorteadas com a geladeira nova, mais um motivo para agradecer”, ressaltou.
Benefícios para o agronegócio
O presidente da Equatorial destacou a importância da melhoria no fornecimento de energia não apenas para as famílias, mas também para o setor do agronegócio, muito forte na região.
“Isso impacta na qualidade da energia para o agronegócio. Estamos também ampliando a capacidade do transformador, o que permite que novas cargas possam ser atendidas, novos clientes possam ser integrados. O agronegócio tem crescido bastante na região, então ela já nasce preparada para a organização de novos clientes. Assim, beneficia realmente toda a região, que está crescendo, desenvolvendo o estado, e a Equatorial se antecipa para garantir que a energia não seja um problema”, frisou Humberto Soares.
Investimentos no Sul do Piauí
Ainda segundo o presidente da Equatorial, somente em 2024 foram investidos cerca de R$ 200 milhões na região Sul, valor que deve se repetir em 2025. “São doze milhões de reais investidos apenas nesta subestação. Gostaria de ressaltar que o Sul do estado tem recebido muitos investimentos. Em 2024, foram aproximadamente 200 milhões de reais, e em 2025 a previsão é investir aproximadamente 200 milhões novamente. É a Equatorial trabalhando para o desenvolvimento do estado, especialmente da região Sul”, concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |