O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Polícia Civil do Piauí, prendeu no bairro Pio XII, zona sul de Teresina, um homem identificado como Luciano dos Santos Silva, considerado um dos principais articuladores do roubo de R$ 22 milhões (vinte e dois milhões de reais) à transportadora de valores CEFOR, localizada no município de Bacabal, no estado do Maranhão. A ação contou com o apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) do Maranhão.
De acordo com o diretor do DRACO, delegado Charles Pessoa, o grupo criminoso planejou uma complexa estrutura logística, incluindo transporte de veículos entre estados e uso de informações estratégicas para a execução do roubo ocorrido em 18 de outubro de 2024.
![Luciano dos Santos Silva](/media/image_bank/2025/2/luciano-dos-santos-silvanone.png.950x0_q95_crop.png)
Segundo a investigação, no caso de Luciano, ele desempenhou o papel fundamental de fornecimento de veículos e por coordenar a logística da quadrilha, garantindo o deslocamento dos criminosos entre os estados do Maranhão e Piauí.
"Aconteceu, no dia de ontem, uma ação integrada da Polícia Civil do Piauí, por meio do Draco, com a Polícia Civil do Estado do Maranhão, a SEIC. Esse é o terceiro criminoso com participação direta nesse assalto em Bacabal que foi preso no Piauí. Em novembro do ano passado, foi preso aqui no sul do estado um indivíduo da região do Ceará, mas que estava passando pelo Piauí. Ele foi capturado durante uma abordagem da Polícia Militar. Agora, no final de janeiro, o Draco e a SEIC prenderam um desses indivíduos na zona leste da capital. E ontem, nós prendemos o Luciano. O Luciano teve uma participação direta no assalto. Ele foi responsável pelo apoio logístico, tanto para conseguir alguns dos veículos utilizados na ação criminal, quanto para deixar esses veículos em Bacabal, tendo conhecimento de como seriam usados. Portanto, ele é um criminoso de alta periculosidade. Já havia sido preso pelo Draco anteriormente por integrar uma organização criminosa", detalhou o delegado Charles Pessoa.
A prisão dele se soma as de outros integrantes já capturados, como Otoniel e Chico, conhecido como "Cara de Macaco", ambos envolvidos diretamente na execução do crime.
"Realmente, foi uma ação muito importante, desarticulando essa célula criminosa. Três desses criminosos foram presos aqui no estado do Piauí. Alguns deles possuem mandado de prisão em vários estados. Portanto, trata-se de uma organização criminosa com atuação interestadual, com indivíduos procurados pelas polícias do Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Pará. Essa organização vinha causando grandes transtornos, principalmente para a região Nordeste. No entanto, grande parte desses indivíduos já foi presa, e alguns morreram em confrontos — um deles, que participou diretamente dessa ocorrência, morreu em confronto com a polícia do estado do Maranhão; outros, em confrontos com a polícia da Bahia e da Paraíba. São indivíduos extremamente violentos, que realmente estavam causando um grande incômodo para a sociedade", afirmou o diretor do DRACO.
Ver todos os comentários | 0 |