A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24), a segunda fase da Operação Rota do Sertão, nas cidades de Picos, Sinop (MT), Lucas do Rio Verde (MT) e Guarantã do Norte (MT), visando desarticular um esquema de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais. Os policiais cumpriram seis mandados de prisão preventiva e em Picos apreenderam uma carga de aproximadamente 800 quilos de cloridrato de cocaína.
Segundo a Polícia Federal, a droga apreendida em Picos havia sido adquirida na fronteira do Brasil com a Bolívia e estava sendo transportada para o Porto de Pecém, no Ceará. O município de Sinop era a base estratégica para o envio de entorpecentes para o Nordeste.
As investigações também revelaram que o grupo está envolvido com o transporte de madeira ilegal para estados do Sudeste. O município de Sinop também era utilizado como base.
Veículos clonados
Ainda conforme a PF, os criminosos transportavam o material ilícito em caminhões clonados, a fim de minimizar prejuízos com eventuais apreensões.
Lavagem de dinheiro
O grupo usava empresas de fachada para dissimular o fluxo de dinheiro e os bens adquiridos através da prática criminosa. Juntas, essas empresas detinham uma frota de 22 caminhões.
A Ficco é uma força integrada constituída pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.
Ver todos os comentários | 0 |