A Prefeitura de Picos divulgou nas redes sociais um alerta aos moradores da cidade sobre a possibilidade de chuvas intensas entre 20 e 22 de janeiro. Conforme o aviso emitido neste domingo (19) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação pode chegar a 50mm/dia com ventos intensos que podem alcançar até 60km/h.
Por conta disso, a gestão municipal orientou redobrar os cuidados para evitar o risco de situações mais graves. A prefeitura disse ainda que está se mobilizando para oferecer suporte às vítimas e direcionar as famílias a abrigos seguros.
“Estamos mobilizados para oferecer suporte e direcionar essas famílias aos alojamentos, garantindo a segurança de todos”, comunicou a Prefeitura nas redes sociais.
A situação da cidade Picos piorou com a tempestade do dia 14 de janeiro, com chuvas acumulando 100mm de precipitação.
Contatos de urgência
Polícia Militar: 190
SAMU: 192
Defesa Civil de Picos: (86) 99450-6887
Corpo de Bombeiro: (86) 99429-7268
Prefeito decretou estado de calamidade
O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), declarou estado de calamidade pública no dia 14 de janeiro. Na ocasião, ele também instituiu um gabinete de crise emergencial, que também conta com o apoio do Exército Brasileiro.
Governo do Estado também declarou estado de calamidade
Em resposta, o Governado em exercício do Piauí, Themístocles Filho (MDB), decretou calamidade pública em Picos em 16 de janeiro. Esta medida foi tomada após a avaliação do impacto das chuvas.
Governo Federal
O Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública na cidade de Picos, no sudeste do Piauí, após famílias serem afetadas pelas chuvas e enchentes registradas nos últimos dias. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional.
Ver todos os comentários | 0 |