Fechar
GP1

José de Freitas - Piauí

Piauiense de 16 anos lança projeto de incentivo a leitura em José de Freitas

Hoje, ela empresta livros para 21 crianças, com idades entre 5 e 14 anos, em uma região sem bibliotecas.

Manuela Ximenes, uma jovem de apenas 16 anos, do Piauí, está realizando um projeto inspirador que busca transformar vidas por meio da leitura. Sua paixão pela literatura começou de forma marcante quando, aos 10 anos, ela descobriu "O Diário de Anne Frank" em uma feira literária escolar. Esse encontro com a obra não só despertou seu amor pelos livros, mas também abriu portas para um futuro repleto de sonhos e realizações.

Em José Freitas, Manuela e suas amigas enfrentavam grandes desafios para acessar títulos. Elas se uniam, comprando e trocando exemplares, na tentativa de compartilhar histórias e conhecimentos. Motivada pela dificuldade de acesso, Manuela iniciou, então, um projeto próprio: emprestar obras para as crianças da sua comunidade, começando com seu primo mais novo.

Foto: DivulgaçãoAdolescente lidera projeto de incentivo a leitura
Adolescente lidera projeto de incentivo a leitura

Hoje, ela empresta livros para 21 crianças, com idades entre 5 e 14 anos, em uma região sem bibliotecas e sem livrarias. Mesmo enfrentando desafios financeiros, continua comprando as obras do próprio bolso, acreditando profundamente no poder catalisador da educação. Recentemente, uma das meninas que ela ajuda expressou o desejo de seguir seus passos e estudar muito para poder viajar pelo mundo, o que reforça a motivação de Manuela para continuar sua missão. “O projeto ‘Crescendo com Leitura’ passa por dificuldades, porque não recebo nada. Esses livros eu compro do meu dinheiro, porque sei que eles não têm condição”, confessa.

Neste ano, Manuela teve a oportunidade de representar o Projeto Anne Frank Presente do Piauí em uma jornada internacional, participando do Fórum Internacional da Juventude (Re)Ação em Amsterdã. Juntamente com outros jovens representantes da Rede Jovem Anne Frank Brasil, ela explorou questões sociais e participou de workshops sobre racismo, antissemitismo e desigualdade. “Quando eu conheci o Anne Frank Presente, foi como se eu tivesse me encontrado, porque vi que não sou só eu que acredito no poder da educação, em como ela pode transformar tantas realidades,” destacou Manuela.


Ela agora precisa da ajuda de todos para expandir ainda mais sua iniciativa. Manuela e sua família estão solicitando doações de livros, novos ou usados, de qualquer temática e faixa etária. Obras voltadas para as idades das crianças atendidas são especialmente bem-vindas. Cada item doado representa uma nova oportunidade de aprendizado e esperança para esses jovens.

Além das doações de livros, eles também estão aceitando apoio financeiro. As contribuições são essenciais para a compra de estantes e outros materiais necessários para proporcionar um ambiente de leitura acolhedor e educativo.

Como doar:

Para auxiliar o projeto, entre em contato diretamente pelo WhatsApp: (86) 99998-0580.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.