Uma loja de peças e uma sucata de veículos foram alvos de uma operação do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), da Polícia Civil do Piauí, nesta quinta-feira (22), suspeitas de participarem de desmanches de carros e motocicletas roubadas ou furtadas em Teresina. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal no Piauí e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
De acordo com a Polícia Civil, a operação faz parte de investigações para combater o lucro financeiro do crime de roubo de veículos. O Departamento de Roubo e Furto de Veículos destacou que Teresina registrou uma redução de mais de 26% no roubo de automóveis.
Os veículos roubados são levados para desmanches ilegais, onde são desmontados e as peças separadas conforme sua utilidade e valor de mercado. Muitas vezes, esses desmanches estão em áreas de difícil acesso, dificultando a fiscalização.
Após o desmanche, as peças são vendidas no mercado paralelo, em lojas de autopeças ilegais, pela internet ou diretamente a oficinas mecânicas que aceitam comprar peças sem origem comprovada. O que resta do veículo é geralmente descartado de maneira irregular, queimado ou vendido como sucata.
No Brasil, a Lei do Desmonte (Lei nº 12.977/2014) regulamenta o desmanche de veículos e a comercialização de suas peças, exigindo que as empresas do setor sejam registradas e sigam regras específicas para garantir a rastreabilidade das peças.
Ver todos os comentários | 0 |