O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou, na noite desta quinta-feira (1º), a sessão solene de posse da desembargadora Lucicleide Pereira Belo, eleita para o cargo no dia 14 de junho. A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça, na zona sudeste de Teresina.
Com 35 anos de carreira na magistratura, Lucicleide Belo foi eleita, por critério de merecimento, em um pleito considerado histórico, por ter se tratado da primeira vaga destinada exclusivamente a mulheres no TJ-PI, segundo as novas regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que preveem ações afirmativas de gênero no âmbito do Poder Judiciário.
“Ao chegar até aqui, ascender ao Tribunal de Justiça pelo critério de merecimento, eu me sinto contemplada, porque um corpo de vinte desembargadores, sendo dezenove homens e uma mulher, escolheu meu nome para compor esse tribunal. Então, estou feliz, vejo como um reconhecimento ao meu trabalho e a minha dedicação pela magistratura piauiense”, declarou a magistrada.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), participou da solenidade e destacou a trajetória de Lucicleide Belo na magistratura. “Ela tem história inconfundível, de luta, olhando sempre para todos no olhar firme da justiça com qualidade, e o prefeito e todo cidadão devem aplaudir, então é uma alegria enorme ter sido convidado e estou aqui presente nesse momento memorável”, afirmou.
Pleito inédito
Lucicleide Belo concorreu com as juízas Maria Luiza de Moura Mello e Freitas, Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses de Carvalho, Haydée Lima de Castelo Branco e Maria Célia Lima Lúcio. A nova desembargadora parabenizou o Tribunal de Justiça do Piauí pela vanguarda em lançar o edital histórico voltado apenas para mulheres.
“Quero parabenizar o Tribunal de Justiça por ter partido na frente e ter lançado esse edital histórico, de uma vaga exclusiva feminina. A paridade de gênero não é só uma questão de número, é uma questão também de justiça, de inclusão. Porque uma instituição com o maior número de homens e mulheres pode muito bem e melhor representar a sua instituição”, afirmou a desembargadora.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Lucicleide Belo foi, por 13 anos, titular da 8ª Vara Cível da Comarca de Teresina. Também foi coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Atuou como juíza eleitoral, juíza membro das Turmas Recursais por quatro biênios, juíza coordenadora do V Núcleo de Justiça 4.0 e juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça.
Ver todos os comentários | 0 |