O Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado na Avenida Frei Serafim, em Teresina, passou a receber, a partir dessa segunda-feira (15), pacientes com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A medida tem como objetivo agilizar os atendimentos e salvar o maior número de pessoas acometidas pela enfermidade.
A diretoria do Hospital ressalta que é necessário primeiramente acionar o SAMU, que fará o transporte do paciente até o HGV, não sendo, portanto, o caso de a pessoa ser levada diretamente até a porta da unidade hospitalar.
O diretor técnico do HGV, Brenno Andrade, explica que a ação visa ampliar a capacidade de atendimento e melhorar o tratamento dentro da Linha de Cuidados do AVC no Estado.
“A medida visa salvar mais vidas, ampliando a capacidade de atendimento da Unidade. Então, pacientes com suspeitas de AVC avaliado pela equipe pré-hospitalar serão encaminhados via contato direto do Samu para a Unidade de AVC do HGV. Isso é mais um avanço do Governo do Estado e da Sesapi na Linha de Cuidado do AVC”, explica.
Linha de Cuidados do AVC no estado do Piauí
A Linha de Cuidados do AVC é uma unidade criada há um ano dentro do Hospital Getúlio Vargas, onde 340 pacientes com sintomas da doença foram atendidas nesse ínterim, com 90% de êxito nos atendimentos.
Ver todos os comentários | 0 |