Professores e servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), atualmente em greve, realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (4) e bloquearam um dos sentidos da Avenida Cajuína, no bairro Noivos, zona leste de Teresina.
A categoria reunida decidiu protestar em frente ao Sesc Cajuína, onde está sendo realizado o VI Simpósio Nacional de Educação (Sined), cuja abertura contaria com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Entretanto, ele cancelou a participação no evento, e enviou um representante em seu lugar.

Os docentes e técnicos administrativos reivindicam reajuste salarial e a recomposição do orçamento das universidades e dos institutos federais, como explicou o professor Marconis Fernandes, diretor do Sindicato dos Docentes do Instituto Federal do Piauí (SINDIFPI).
“Os orçamentos estão defasados, ainda é o orçamento de dois mil e dezesseis, só que aumentou a quantidade de alunos, aumentaram os custos, a inflação, por isso as instituições hoje estão à míngua, inclusive não tem dinheiro para manter o até o final do ano. E a outra reivindicação é a valorização salarial. Porque nós temos técnicos e professores que são um dos grupos mais qualificados do serviço público federal, mas infelizmente tem a malha salarial mais achatada e defasada”, afirmou o professor.

A manifestação dos professores e servidores encerrou por volta das 18h.
Ver todos os comentários | 0 |