Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereador Alan Brandão ressalta lei que beneficia pacientes no dia nacional do diabetes

“Me orgulho de ter contribuído com esta causa, por meio de medida de fácil implementação", disse.

Hoje é o dia nacional do diabetes e o vereador Alan Brandão (PRD) aproveitou a data para ressaltar a importância da lei Nº 5.701 , de autoria dele, em vigor em Teresina desde 2022.

Através dela passou a ser obrigatória a prioridade de atendimento a pessoas com diabetes em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e hospitais públicos e privados de Teresina.


“Me orgulho de ter contribuído com esta causa, por meio de medida simples e de fácil implementação, a proposição beneficia os diabéticos, atribuindo-lhes prioridade de atendimento nos serviços diagnósticos e reduzindo a sobrecarga desnecessária que o jejum prolongado pode provocar em seu metabolismo, intensificando a intolerância à insulina e desequilibrando ainda mais a glicemia.”, disse o parlamentar.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Alan Brandão
Alan Brandão

O Diabetes Mellitus é uma doença causada pela falta de produção ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose – açúcar – no sangue e garante energia para o organismo. Produzida pelo pâncreas, a insulina tem a função de quebrar as moléculas de açúcar e a transforma em energia para manutenção das células do organismo. A doença pode causar o aumento das taxas de açúcar no sangue, ocasionando complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos e, em casos mais graves, o diabetes pode levar ao óbito.

“Também propus a emissão gratuita da carteira de identificação e informação do paciente com diabetes, para que todos possam agir adequadamente em caso de emergência, desde os profissionais de saúde até pessoas em geral. Na carteira constarão detalhes da patologia, bem como a prioridade do atendimento conforme a lei 5.071.”, finaliza Alan Brandão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.