Gabriel Lira Matias, de 13 anos, filho mais velho da médica pediatra Laysa Lira, foi transferido de Teresina para São Paulo, nesta terça-feira (21), às 16h30, em uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel Aérea. O adolescente estava internado no Hospital Unimed com sintomas semelhantes aos da mãe, que morreu com suspeita de dengue hemorrágica na segunda-feira, 20 de maio.
A transferência foi decidida pela família após a morte de Laysa, que ocorreu apenas 13 dias após o falecimento de seu filho mais novo, Rafael Lira Matias, de 5 anos, vitima de dengue. Os garotos são filhos da pediatra com o também médico Ricardo Matias.
Laysa Lira deu entrada no Hospital Unimed no último sábado, 18 de maio, após apresentar fortes dores abdominais. Mesmo com todos os esforços da equipe médica, a pediatra sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou a morte de Laysa e informou que o caso está sendo investigado como suspeita de dengue.
Morte do filho mais novo
O filho mais novo de Laysa, Rafael Lira Matias, de apenas 5 anos, morreu vítima de dengue no dia 7 de maio e foi a primeira morte pela doença registrada este ano em Teresina. Ele foi internado às 17h do dia 7 de maio e, três horas depois, sua morte foi confirmada.
Quando Rafael morreu, já havia a suspeita de dengue. Foram iniciados os procedimentos para confirmação do caso, seguindo todas as diretrizes da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS) da FMS. A amostra de sangue da criança foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen) para análise. Após a análise, a FMS conseguiu confirmar o diagnóstico de dengue.
- Família avalia transferir filho mais velho da médica Laysa Lira para São Paulo
- Médica Laysa Lira é sepultada no Cemitério Jardim da Ressurreição
- CRM-PI lamenta morte da médica Laysa Lira por suspeita de dengue
- Médica Laysa Lira morre com suspeita de dengue 13 dias depois do filho
- FMS confirma morte de criança de 5 anos por dengue; 1º caso em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |