O ministro Carlos Lupi (PDT), do Ministério da Previdência Social, recebeu o título de cidadão teresinense, nesta sexta-feira (17), em solenidade na Câmara Municipal de Teresina. O vereador Evandro Hidd foi o proponente da honraria, e o vereador Enzo Samuel, coautor, ambos do PDT.
Lupi, que também é presidente nacional do PDT, iniciou seu discurso agradecendo aos proponentes e dizendo que o título é, para ele, “uma nova certidão de nascimento”. Exaltou também o trabalho promovido pela sua Pasta, traçando paralelo entre benefícios sociais públicos e democracia.
“Agradeço a vocês Enzo Samuel e Evandro Hidd. Isso me dá um ânimo que vocês nem imaginam, nem imaginam como eu fico mais forte, nem imaginam como isso é importante para mim. O ser humano é humano porque vive de sentimentos, porque vive de entender que estamos tratando de 40 milhões de brasileiros que recebem algum benefício da Previdência e isso é investimento para uma parte da sociedade que ajudou o Brasil a ser essa grande nação que é hoje. São R$ 65 bilhões por mês investidos no povo, no BPC LOAS, no auxílio doença, nas aposentadorias, nas pensões. Nós vamos querer sempre estar desse lado, porque esse lado é o da democracia, muitas vezes silenciada, massacrada, criminalizada. Tenho muita honra de ser mais uma vez ministro do presidente Lula e só terei honra maior, se, ao terminar desse mandato, eu não ver nenhum brasileiro esperando mais de 30 dias para ter resposta definitiva em seus benefícios. Eu vou perseguir isso diuturnamente. Vocês me dão o título e eu tenho que honrar. E eu não vim aqui a passeio, vim aqui a trabalho”, disse Carlos Lupi.
O vereador Evandro Hidd, o proponente da honraria, destacou que Lupi tem relevantes serviços prestados pela cidade de Teresina, destacando o novo posto do INSS que será instalado no prédio da Câmara Municipal de Teresina.
"Teresina enxerga no ministro Carlos Lupi uma pessoa de serviços prestados não só em Teresina, mas em todo o país. Carlos Lupi tem uma história de trabalho em toda sua vida. Ele foi ministro no primeiro governo de Lula, foi deputado federal e presidente do PDT nacional sendo sempre reconduzido ao cargo e é atual ministro da Previdência no Governo Lula. Ele vem lutando para diminuir a fila de espera para levar essa prestação de serviço em todo o país e não seria diferente aqui que será assinado para instalação do INSS. Como não apresentar esse pedido pelo título com roda honra. Meu amigo presidente Enzo Samuel é coautor desse título que foi aprovado por unanimidade. Agora você é teresinense de direto", disse Evandro Hidd, proponente do título.
Demais autoridades
O governador em exercício Themístocles Filho (MDB) também esteve presente na solenidade e ressaltou os repasses que o ministério de Carlos Lupi faz ao Estado do Piauí.
“Todos que aqui estão reconhecem o Carlos Lupi. Ele veio trazer algo de importante para o Piauí e muita gente nem sabe disso. O cidadão só reclama quando está batendo bem na canela, mas o seu ministério Carlos Lupi, coloca todo mês na economia do Piauí mais de um R$ 1 bilhão, pagando benefícios para a população. Então, você [ministro Carlos Lupi] está trabalhando para diminuir também o tempo na fila de espera para receber benefícios. Seja bem-vindo ao Piauí”, disse Themístocles.
Wellington Dias preferiu ressaltar um pouco da história de Carlos Lupi na defesa da democracia, até os dias de hoje, com seu trabalho frente ao Ministério da Previdência Social.
“Carlos Lupi, eu não poderia deixar de estar aqui meu querido ministro pelo papel que você tem em toda a história de nosso país. Eu era ainda um adolescente e já o via na defesa da democracia, quando vivenciamos o período que levou até a Constituição de 1988. E você nunca falou ao Brasil, muitas vezes injustiçados, com muitas pessoas tentando alterar aquilo que é sua verdadeira história. Sei que você nos inspira e inspira muitas pessoas no Brasil com essa sua trajetória. Sua história tem a ver com tantas causas sociais”, enfatizou Wellington Dias.
O deputado federal Flávio Nogueira (PT) foi filiado ao PDT por 21 anos e disse que a honraria conferida a Carlos Lupi engradece também a própria cidade de Teresina.
“O PDT sempre foi um partido grande, mas essa movimentação política do nosso brasil faz com que existam oscilações partidárias prejudicando a democracia. Então, Lupi estando a frente do PDT, defendendo o legado de Leonel Brizola, é um homem correto, probo, que aqui em Teresina é reconhecido e recebe esse símbolo. Para grandeza nossa, Lupi hoje é cidadão teresinense”, disse Flávio Nogueira.
Ver todos os comentários | 0 |