Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz decreta prisão preventiva de PMs acusados de matar caminhoneiro em Teresina

Decisão foi dada nesta quarta pelo juiz Antônio Lopes de Oliveira, da Vara Militar do Estado do Piauí.

O juiz Antônio Lopes de Oliveira, da Vara Militar do Estado do Piauí, decretou nesta quarta-feira (18) a prisão preventiva dos sargentos Clenilson Vieira de Oliveira, Carlos Alberto Vieira de Carvalho e Valdir Vieira da Costa, lotados no 6º Batalhão da PM, pela morte do caminhoneiro Francisco Pereira da Silva Neto, ocorrida durante uma perseguição policial, na Rua Ivan Tito de Oliveira, no bairro Lourival Parente, em Teresina.

Conforme o magistrado, a decisão foi fundamentada na existência de indícios suficientes de autoria e provas preliminares da materialidade, além da gravidade da conduta, que compromete a reputação e a confiabilidade da Polícia Militar do Piauí. O juiz ressaltou que a medida é necessária para preservar a ordem pública e garantir a seriedade da investigação penal.


Foto: Reprodução/WhatsAppFrancisco Pereira
Francisco Pereira

Na decisão judicial, o juiz determinou que os policiais sejam recolhidos ao Presídio da Polícia Militar do Estado do Piauí, com o objetivo de evitar qualquer influência dos investigados no curso das apurações e assegurar o cumprimento das investigações de forma imparcial. O magistrado também solicitou a expedição dos mandados de prisão preventiva e a atualização dos nomes dos acusados no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP).

A prisão dos sargentos Clenilson Vieira de Oliveira, Carlos Alberto Vieira de Carvalho e Valdir Vieira da Costa foi solicitada pelo Ministério Público Militar. O pedido, assinado pelo promotor Assuero Stevenson Pereira Oliveira, destaca que os policiais estavam em uma perseguição a dois assaltantes no dia 11 de novembro, quando efetuaram disparos de arma de fogo. Um dos suspeitos foi atingido, socorrido e preso. Contudo, durante a ação, Francisco Pereira, que descarregava um caminhão, foi atingido por um tiro no abdômen.

Francisco Pereira, de 47 anos, foi levado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A vítima estava trabalhando como caminhoneiro no momento em que foi atingida. Conforme familiares, os policiais não prestaram socorro após o disparo. Além disso, a Polícia Militar, segundo a família, não ofereceu nenhum apoio à viúva e aos quatro filhos da vítima.

Vídeo mostra momento em que caminhoneiro é baleado por PMs

O vídeo obtido pelo GP1 mostra o momento em que a guarnição do 6º BPM para na Rua Ivan Tito de Oliveira, no Lourival Parente, e os policiais efetuam tiros contra dois suspeitos, mas um dos disparos acaba alvejando Francisco Pereira, que estava na calçada.

Um dos suspeitos continua a fuga na motocicleta e o comparsa, ferido, é preso pelos policiais, que não prestam socorro ao caminhoneiro. O caso segue sob investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.