A juíza eleitoral Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho determinou, nessa quinta-feira (28), a intimação do deputado Fábio Novo (PT) para que ele pague multa de R$ 53.205,00 em um prazo de 30 dias por divulgação de pesquisa fraudulenta durante as eleições municipais de 2024. Na referida consulta, o parlamentar, então candidato a prefeito de Teresina, aparecia com 55,9%, o que garantiria sua vitória em primeiro turno.
A mesma magistrada Júnia Maria, da 1ª Zona Eleitoral, determinou o valor da multa ainda no mês de agosto de 2024. À época, a coligação “Teresina no Caminho Certo” formulou pedido de liminar na Justiça alegando que Fábio Novo divulgou a pesquisa em suas redes sociais mencionando os apoios políticos Lula a si e o de Ciro Nogueira e de Jair Bolsonaro a Sílvio Mendes (União Brasil), candidato vencedor da eleição na capital piauiense.
Porém, verificou-se que, entre os questionários da pesquisa registrados no Tribunal Superior Eleitoral, não continha nenhum relacionado a apoios políticos, tornando fraudulento divulgar a consulta dessa forma.
Outro lado
Procurado pelo GP1, o deputado Fábio Novo informou que ainda não foi intimado pela Justiça, mas que pagará o valor devido em tempo hábil, após intimação. O parlamentar aproveitou a oportunidade para avaliar que sua campanha estava correta em atrelar o apoio de Ciro Nogueira ao então candidato Sílvio Mendes, prefeito eleito de Teresina, e para tecer críticas sobre a indicação de Eliane Nogueira para a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI). Confira abaixo.
“Estou sabendo agora porque você me informou! A justiça proibiu divulgar e nossa assessoria terminou publicando após a decisão! Pagaremos a multa! Após a eleição ficou claro que tínhamos razão. O então candidato que escondia o senador Ciro comemorou o resultado na sua casa! E Ciro, um dos seus principais apoiadores que não podia ser exposto por sua alta rejeição na capital, também se mostrou com forte influência na próxima gestão! Ele indicou a mãe para uma pasta importante!”, exclamou o deputado Fábio Novo em nota enviada à reportagem.
Ver todos os comentários | 0 |