O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI) afirmou, por meio de nota, na manhã desta quinta-feira (28) que, ao tomar conhecimento dos indícios de fraudes nos processos de aquisições de CNH, acionou as forças de Segurança Pública e passou a colaborar para a investigação que culminou na Operação Cribelo, deflagrada nesta manhã.
Conforme o órgão, a constatação de possíveis irregularidades foram possíveis a partir do monitoramento por câmeras, que possibilitou maior transparência no processo de obtenção de CNH no Detran-PI, por meio da biometria digital e facial dos alunos e examinadores.
Confira a nota na íntegra
Nota oficial Operação Cribelo - Detran-PI
O Detran-PI ressalta que tem colaborado com as investigações no âmbito da Operação Cribelo, deflagrada pela SSP-PI, e que é um dos interessados no combate às práticas criminosas dentro dos processos de aquisição de CNH. Para isto, tem investido em tecnologia, para maximizar a transparência e segurança aos usuários.
A implementação da baliza eletrônica, por exemplo, que é o exame prático todo monitorado por câmeras, onde o aluno só inicia e finaliza o teste com biometria digital e facial, dele e do examinador, possibilitou maior transparência no processo de obtenção de CNH no Detran-PI. Iniciada no segundo semestre de 2023, a ferramenta auditável ajuda a coibir crimes, pois tudo é monitorado em tempo real.
Foi a partir da percepção de comportamentos incompatíveis no transcorrer de exames práticos, monitorados por esse sistema eletrônico, que o Detran acionou as forças de segurança pública e passou a colaborar para a investigação que culminou na Operação Cribelo.
O Detran ressalta que vem investindo na transformação digital do fluxo de processos, documentos e serviços, visando maior seguridade de dados de seus usuários e veículos, bem como a lisura de suas atividades, buscando resguardar os interesses do cidadão.
Entenda o caso
A Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (28), a Operação "Cribelo", nas cidades de Teresina e José de Freitas com o principal objetivo de cumprir 42 mandados judiciais para combater práticas de corrupção envolvendo servidores que atuam no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI) e funcionários de autoescolas. Pelo menos, 17 pessoas já foram presas, dentre elas 09 examinadores do DETRAN e instrutores de autoescolas.
Além dos 25 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão, foram suspensas as atividades econômicas de dois estabelecimentos, o afastamento de 6 servidores públicos de suas funções e o sequestro de bens móveis.
Dois estabelecimentos tiveram as atividades suspensas, sendo uma autoescola e um bar, que funciona em frente ao Detran e que era usado para reuniões e planejamentos dos crimes. Duas pessoas ligadas ao bar também foram alvos da operação.
Ver todos os comentários | 0 |