Na noite desse domingo (27), várias estações do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registraram um tremor de terra de magnitude 2.1 na cidade de Domingos Mourão, situada ao Norte do Piauí. Conforme a escala Richter, que mede a força do terremoto, o evento sísmico é considerado de baixa intensidade, e não traz nenhum risco.
Ao GP1, o professor da UFRN, Eduardo Alexandre Menses, técnico e coordenador das estações do Nordeste do LabSis, explicou que esse é o primeiro registro sísmico na região, visto que a sismicidade no Piauí é muito baixa comparada a outros estados do Nordeste. Para ele, o caso se trata de um evento isolado, possivelmente causado por falhas geológicas.
“Normalmente os terremotos são originados naturalmente por falhas geológicas, que obre pressão no interior da terra se movimentam e geram essas vibrações que são sentidas em superfície. Nessa região provavelmente um movimento com essas características. Não temos informações se esse evento foi sentido ou mesmo ouvido algum sim, podendo ou não ser observado pela população nas áreas mais próximas ao epicentro”, esclareceu o professor.
As estações do Laboratório Sismológico estão distribuídas em diversos estados do Nordeste. No Piauí, há uma estação fixa em Pedro II, além de outras móveis, que registraram o tremor de terra em Domingos Mourão. Em seguida, as informações sobre o evento são repassadas às Defesas Civis dos estados e municípios onde os mesmos ocorrem, assim como para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), em Brasília.
Ver todos os comentários | 0 |