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Teresina - Piauí

“Eu não acreditei”, diz piauiense de 18 anos que tirou mil na redação do Enem

A estudante contou que precisou abdicar de momentos de lazer com a família e amigos durante a preparação.

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Colégio Objetivo Colégio Objetivo
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Ana Luiza Lustosa Tobler Ana Luiza Lustosa Tobler
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Ana Luiza Lustosa Tobler obteve 1000 pontos na redação do Enem Ana Luiza Lustosa Tobler obteve 1000 pontos na redação do Enem
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Ana Luiza Lustosa Tobler tirou nota máxima na redação do Enem Ana Luiza Lustosa Tobler tirou nota máxima na redação do Enem
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Erick Soares, Professor de redação da Ana Erick Soares, Professor de redação da Ana
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Erick Soares e Ana Luiza Erick Soares e Ana Luiza
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Ana Luiza analisando questões do Enem com seu Professor de Redação Ana Luiza analisando questões do Enem com seu Professor de Redação

A jovem Ana Luiza Lustosa Tobler, de 18 anos, foi uma das seis piauienses que se destacaram ao tirar mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A estudante, que pretende cursar Medicina, conversou com o GP1 na manhã desta quarta-feira (17) e destacou sua dedicação durante a preparação para realizar a prova. Ela ainda detalhou a surpresa que teve ao descobrir a nota que alcançou.

A estudante, que reside em Teresina, contou que precisou abdicar de diversas coisas para se dedicar somente aos estudos. Segundo a jovem, durante todo processo de estudos para o exame, ela teve que passar por noites mal dormidas e deixou de lado momentos com a própria família.


“Quando a gente se coloca mesmo nessa posição de fazer vestibular, a gente tem em mente que não vai ser fácil, que vai ser um processo de abdicar de muitas coisas, abdicar de tempo com a família e amigos, abdicar de tempo de lazer. Muitas vezes a gente acabada abdicando da nossa própria saúde, colocando em segundo plano, tendo noites de sono mal dormidas, as vezes a alimentação não é tão boa, por que não tem tanto tempo. Não é fácil, mas vale a pena”, disse a estudante.

Estudante do Colégio Objetivo de Teresina desde o 1º ano do ensino médio, Ana Luiza contou que ao entrar na instituição, vinda de outra escola, teve dificuldade para se adaptar à maneira em que os professores ensinavam a fazer redação. Porém, com o decorrer dos anos, conseguiu se adaptar e chegar ao tão sonhado resultado.

“Eu vim de uma escola menor, que não era trabalhado tão isso [a redação], e quando eu cheguei aqui e tive contato com aquele tipo de redação. Foi bem difícil a adaptação, porque tem critérios muitos específicos e tem as competências da redação. No começo foi difícil me adaptar, mas logo em seguida eu já criei uma base”, relatou Ana.

Surpresa ao receber o resultado

Durante a entrevista, Ana Luiza Lustosa ainda disse que se surpreendeu bastante ao acessar o Portal do Estudante (local onde são divulgadas as notas do exame), e identificar que havia alcançado a nota mil na redação do Enem. Ela detalhou que precisou acessar o portal três vezes para acreditar na pontuação.

“Eu não acreditei, na verdade até agora eu estou sem acreditar. Quando eu soube que saiu o resultado, eu já fui tentar abrir o site e estava caindo a página, e até que enfim, eu consegui entrar. Na hora que eu vi aquele mil eu fiquei em choque, eu não acreditei. Eu estava conversando com uma amiga minha por mensagens e falei ‘Não, isso aqui não está certo, tenho certeza que isso aqui é mentira, que deu algum erro no site’”, relatou a estudante.

A jovem ainda completou dizendo, “sai do site para tentar entrar de novo, e aí foi outra demora, entrei de novo, vi que o mil ainda estava ali, ai e ainda sim eu não estava acreditando. Quando eu entrei novamente no site eu acreditei, ai foi aquele choque de contar para todo mundo, todo mundo vibrando. Foi um momento muito especial”.

Professor de redação falou sobre a preparação da jovem

O professor de redação do colégio Objetivo, Erick Soares, que ministrou as aulas para Ana Luiza, detalhou o processo de estudos que a estudante passou até chegar a excelência na prova.

“O processo de preparação ele baseia-se com três pilares, o primeiro, é claro que é a nota alta. A gente trabalha com excelência, com ampliação de repertório sociocultural, com muita prática, para fazer com que o aluno tenha certeza de que vai tirar a nota alta, esse é o primeiro ponto, não o único”, disse o professor.

Ele finalizou dizendo que outra etapa nos estudos “é a tranquilidade, porque a redação ela não pode ser um ponto negativo para o aluno, ela tem que ser um ponto positivo para que ele consiga desenvolver bem a prova como um todo”.

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