Uma operação realizada pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), em parceria com a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC), resultou na apreensão de 14 balanças “piratas” que não tinham aprovação do INMETRO, na Nova Ceasa, nesta sexta-feira (15), na zona sul de Teresina.
Os instrumentos irregulares prejudicavam os consumidores e os comerciantes que os utilizavam foram multados. O objetivo da fiscalização era verificar se as balanças usadas na comercialização de produtos na Nova Ceasa estavam em conformidade com as normas técnicas.
Segundo a chefia de fiscalização do IMEPI, Maria José, as balanças “piratas” não pesavam corretamente e lesavam o consumidor. Ela alertou aos empresários que não comprassem esses instrumentos com preço abaixo do valor de mercado, pois eles seriam apreendidos e multados pela fiscalização.
A diretora-geral do IMEPI, Patrícia Leal, afirmou que o órgão está trabalhando em todo o território piauiense para defender a população de possíveis irregularidades. Ela disse que o consumidor pode denunciar qualquer suspeita de balança fraudulenta através do número da ouvidoria: (86) 9456-1921.
Ver todos os comentários | 0 |