Fechar
GP1

Jatobá do Piauí - Piauí

Competições agitam o Festival da Melancia em Jatobá do Piauí

Na competição de quem come mais Melancia, o campeão foi Geronimo Sobrinho que conseguiu comer 3,6 kg.

O segundo dia do Festival da Melancia aconteceu nesta quinta (31/08), na localidade Tamarindo, zona rural de Jatobá do Piauí. Logo cedo, ocorreu a visita à Rota da Melancia, onde turistas e alunos conheceram as plantações de melancias.

O prefeito Hilton Gomes participou da visita, acompanhado do Secretário de Agricultura, Jermisondonio Andrade, vereadores, alunos e professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) do curso técnico em Agropecuária e, também, alunos do ensino fundamental e médio de Jatobá.


Foto: Divulgação/AscomO segundo dia do Festival da Melancia
O segundo dia do Festival da Melancia

Durante a visita, o prefeito Hilton Gomes falou sobre o ciclo de produção que foi gestado neste ano, com o uso da tecnologia e a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Essa aqui é uma roça que produzimos de forma ecologicamente correta, a fim de levar para o nosso povo um produto de qualidade e que não faça mal a nossa saúde. Não adianta a gente produzir um produto impróprio para a saúde humana, então nós temos toda essa preocupação de levar ao consumidor um produto com a diminuição dos agrotóxicos. Usamos o fortalecimento da terra, zelando, utilizando o calcário e procuramos utilizar matéria orgânica”, frisou.

O secretário de Agricultura do município, Jermisondonio Andrade, destacou o modo como o plantio é irrigado e como isso contribuiu para o aumento da produtividade. “Estamos com uma colheita expressiva e estamos felizes de estar trabalhando nessa área irrigada por força da gravidade, temos uma faixa de terra plantada com mais de 10 mil covas irrigada com a força da gravidade. E assim, já conseguimos colher mais de 100 mil quilos”, disse o Secretário.

Na volta a Localidade Tamarindo aconteceu a assinatura de contratos de produtores rurais com o Banco do Nordeste, uma parceria entre o município e o banco visando fortalecer o agricultor e a economia local, pois serão investidos, através de linhas de financiamentos, cerca de R$ 3 milhões de reais nos 30 contratos assinados.

Pela manhã ocorreu ainda o ciclo de palestras e apresentações culturais das secretarias de Assistência Social e Educação. A programação matutina encerrou com o almoço popular.

No turno da tarde aconteceu as tão esperadas competições e forró dos idosos. Na categoria de maior melancia o vencedor foi o produtor Miguel Dodô com uma melancia de 22,200 kg, em segundo ficou Mevérico com uma melancia de 21,200 kg e em terceiro houve um empate entre Miguel Cantídio e Raimundo Cambute, ambos apresentaram uma melancia de 17,400 kg. As quatro melancias serão leiloadas nesta sexta, 01, na Praça Nossa Senhora das Graças.

Na competição de quem come mais Melancia, o campeão foi Geronimo Sobrinho que conseguiu comer 3,6 kg, em segundo ficou Raimundo Costa que comeu 3kg e em terceiro José Francisco que comeu 2,8kg.

O concurso da dança com a melancia na cabeça foi um sucesso. Nenhuma das 6 candidatas derrubou a melancia, sobrando para a plateia decidir quem seria a ganhadora que levaria o prêmio de mil reais. O terceiro lugar ficou com Francisca e numa disputa bastante acirrada pelo primeiro lugar a veterana Remédios venceu a novata Franciane sagrando-se campeão mais uma vez.

O bloco de competições encerrou com a escolha da Rainha, Princesa e Musa da Melancia 2023. Um total de 21 candidatas disputaram tendo como vencedora a jovem Sarah Cristina Borges do

Assentamento Santa Luz que levou a coroa de Rainha da Melancia 2023. A faixa de princesa ficou com Geovana da sede do município e a musa da melancia foi para Ana Paula da comunidade Tamarindo.

A segunda noite encerrou com show do JP Cantor e Meninos de Barão. O Festival da Melancia finaliza nesta sexta-feira, 01 de setembro, na Praça Nossa Senhora das Graças onde será realizada a Feira do Empreendedor a partir das 15h e show de Ziel Elétrico, à noite terá a entrega das premiações e shows com Cesinha Garcia, Vitor Fernandes e Banda Pra Cima.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.