O governador Rafael Fonteles entregou, na manhã desta terça-feira (01), a etapa final da obra de duplicação da BR 316, no trecho urbano da cidade de Teresina. No total, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) duplicou 8,42 km da via, com investimentos de R$ 89.123.185,32.
Ao todo, a obra contemplou a construção de duas vias principais, duas vias marginais, iluminação em led, urbanização e ainda três viadutos que interligam e facilitam a vida de quem mora na região (bairro Angelim, Porto Alegre e Vila Irmã Dulce).
Em entrevista à imprensa, Rafael Fonteles enfatizou que os recursos utilizados na obra foram do próprio Governo do Estado. "É uma obra que teve inaugurações parciais, mas agora é a inauguração total dessa duplicação de uma saída importante de Teresina, na BR 316, em direção ao Sul do Estado, a Demerval Lobão. É uma obra de R$ 89 milhões feita com recursos do Governo do Estado e depois ela prossegue com a duplicação até Demerval, que aí sim é com recursos federais", pontuou.
"Essa que estamos inaugurando é a que vai até alguns quilômetros após o posto da PRF. Agora, temos cerca de 9 km duplicados dentro da cidade de Teresina por isso foi uma obra demorada, porque tivemos que fazer desapropriações, três viadutos, algumas passarelas, toda a sinalização, urbanização", completou o governador.
DER-PI
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí, Leonardo Sobral, falou da importância da duplicação da rodovia. "A BR 316 é um grande incentivo para o desenvolvimento econômico e social não só para Teresina, mas para todo o Piauí. É uma BR que passa pela zona urbana interligando a capital aos municípios localizados na região Sul do estado e também ligando o Piauí ao Maranhão e Pernambuco”, afirmou.
"Com essa duplicação o trânsito fica mais rápido no acesso a Teresina, mais seguro para a população evitando acidentes e o transporte de mercadorias mais eficientes para que possamos desenvolver a nossa cidade ainda mais", ressaltou.
"Um sonho"
O deputado estadual João Mádison esteve presente na inauguração e disse que a duplicação é a realização de um sonho. "É uma obra que vem desde a época do Wellington Dias e que deu continuidade com Rafael Fonteles, além de abrilhantar toda a cidade de Teresina, o Piauí. É um sonho nosso, como é o sonho que possamos fazer para Altos. Isso fortalece o trânsito, mas também embeleza a cidade de Teresina”, afirmou.
"Para nós é uma obra de duplicação de grande importância, que está chegando a Demerval Lobão e que possa ir mais adiante para deixar um trânsito mais tranquilo, é um sonho nosso e que queremos realizar", mencionou Mádison.
Mais duplicação
De acordo com o deputado Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), há um projeto para mais duplicações no Piauí. “Agora estamos entregando a duplicação da saída de Teresina, não só em direção a Demerval Lobão, mas também em direção a Altos. E, dentro do projeto estabelecido no alinhamento entre Rafael Fonteles e o presidente Lula nós temos a perspectiva de um projeto que levará essa duplicação até a Estaca Zero e do outro lado até Campo Maior. Isso dá uma mobilidade urbana muito grande", concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |