O projeto E+ Reciclagem, de iniciativa da empresa Equatorial Piauí, estimula o cuidado com o meio ambiente por meio da coleta seletiva de resíduos sólidos. Com apenas 2 anos de projeto no estado, as ações voltadas para a sustentabilidade já promoveram o recolhimento de toneladas de resíduos espalhados pela capital, Teresina. Além de promover a sustentabilidade ambiental, os clientes que cadastrados no E+ recebem descontos nas contas de energia.
O descarte consciente de resíduos sólidos promovem a diminuição de gases poluentes e atua conforme os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para participar do projeto, o cliente deve levar resíduos para serem descartados em postos de coleta do E+ Reciclagem, localizados em todas as zonas da capital. Ao entregar o material, ele é pesado e, instantaneamente, a pessoa recebe um cupom descrevendo o valor total do que foi recolhido. Esse valor é convertido em desconto na próxima conta de energia.
O servidor público, Luiz Paixão, afirmou que é cadastrado no programa desde 2021 e que todos os meses recolhe os resíduos e leva aos postos de coleta. Ele completou também que o projeto é interessante, pois além de ser um ato social para o meio ambiente, gera economia de dinheiro. “É interessante você fazer isso, você vai limpar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, vai ganhar dinheiro, ganhar um incentivo da companhia que faz esse serviço. É um serviço bastante interessante para a sociedade e para o mundo”, disse Luiz Paixão.
Pessoas beneficiadas
Segundo a Equatorial, atualmente, existem 1.214 clientes cadastrados no programa. Essas pessoas levam diariamente objetos como papel, plástico, eletrônicos, alumínio, óleo de cozinha e PVC para serem descartados. O gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Luiz Carlos Cardoso, falou sobre o orgulho que a empresa sente de ter começado a iniciativa e conta que, em dois anos, evitou-se que várias toneladas de material reciclado fossem para o lixo, gerando um impacto positivo ao meio ambiente. “Nesses últimos dois anos nós já conseguimos evitar que mais de duas mil toneladas de material reciclado fossem para o lixo e isso gera um impacto de mais de 5.400 toneladas de dióxido de carbono, que deixaram de ir para atmosfera. Isso nos enche de orgulho sobretudo porque é um projeto que está atrelado à Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que tem a ver com o clima do nosso planeta”, informou Luiz Carlos Cardoso.
Como fazer para participar do E+ Reciclagem
Para garantir os descontos, o cliente deve levar o material para um dos postos de coleta da Equatorial e apresentar documentos com foto, além da fatura de energia mais recente. A empresa se compromete também em desenvolver ações de educação para conscientizar a população sobre cuidados ambientais, além de alertar sobre as mudanças climáticas causadas por conta do descarte indevido do lixo.
Maria Martins, uma comerciante que vende livros em Teresina, realiza as tocas constantemente. Ela disse que além de ser uma economia, ela está formando parceria com alguns clientes, que entregam para ela livros velhos para serem trocados. Maria terminou a fala dizendo agradecendo a Equatorial pela iniciativa.
Confira os endereços dos postos de troca:
Posto fixo - Rua Jacinto Rufino Macedo, 1000 - São Raimundo, zona sudeste de Teresina
Postos de coleta itinerantes:
Segunda-feira (Zona Norte): Centro de Capacitação - Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcellos, n.º 4838, bairro Itaperu;
Terça-feira (Zona Leste): Escola Municipal Professor Valter Alencar - Rua Farmacêutico Raul Bacellar, n.º 3581, bairro Planalto Uruguai;
Quarta-feira (Zona Norte): Centro de Produção do Parque Wall Ferraz – Avenida Min. Sérgio Mota, bairro Parque Wall Ferraz;
Sexta-feira (Zona Sul): Sede do Projeto MP3 – Avenida Professor Valter Alencar, nº 762, bairro São Pedro.
Horários de funcionamento:
Itinerante e Fixo: de segunda a sexta 08h às 12h e 13h às 17h
Somente o Fixo: aos sábados 08h às 12h
Ver todos os comentários | 0 |