A Polícia Civil do Piauí, através do 4º Distrito Policial, deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (21) e deu cumprimento a 9 mandados de prisão preventiva, cinco deles relacionados ao furto de aparelhos de ar condicionado no posto fiscal da Secretaria de Fazenda, no bairro Tabuleta, zona sul de Teresina. Um décimo alvo foi preso em flagrante.
Em entrevista ao GP1, o delegado titular do 4º DP, Leonardo Alexandre, afirmou que as apurações sobre o caso iniciaram ainda no mês de janeiro, quando houve o registro do crime. Com o avanço das investigações, os policiais conseguiram identificar os suspeitos, todos moradores do bairro Santa Luzia, na região do posto da Sefaz. “Essa quadrilha, no mês de janeiro de 2023, cometeu o crime de furto qualificado, praticado contra o posto da Sefaz na Tabuleta. Eles ingressaram no depósito e subtraíram 18 aparelhos de ar condicionado, tipo split, e as investigações iniciaram, imediatamente, com a notícia do fato, que culminaram com indiciamento de cinco suspeitos e as prisões preventivas de todos eles”, explicou Leonardo Alexandre.
Parte dos aparelhos foi recuperada, em torno de sete, e os demais a polícia não conseguiu localizar até o momento. “No entanto, as diligências continuam para tentar localizar todo o material”, ampliou o delegado.
Arrastão em pizzaria
Ainda durante as diligências desencadeadas nessa quarta-feira (21), o 4º DP conseguiu retirar de circulação três criminosos acusados de realizar um arrastão em uma pizzaria, no conjunto Mário Covas, em 06 de março deste ano. Os mandados foram cumpridos na Cadeia Pública de Altos.
“Referente ao assalto que aconteceu no bairro Mário Covas, foi uma quadrilha, também composta por cinco assaltantes, que ingressou em uma pizzaria no início do mês de março e lá subtraiu, mediante violência e grave ameaça, os bens dos proprietários do estabelecimento e de populares que se encontravam no local. Essa quadrilha é bastante perigosa, já tem várias investigações em andamento contra os mesmos e a Polícia Civil iniciou essa investigação, que culminou hoje com as prisões desses três indivíduos”, acrescentou o delegado.
O delegado Leonardo Alexandre disse ainda que os indivíduos três presos hoje são os mesmos que haviam sido baleados por uma policial militar na zona sul da Capital. A agente de segurança sofreu uma tentativa de assalto, mas reagiu e conseguiu alvejar os três criminosos, que logo após a empreitada malsucedida deram entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e foram reconhecidos pelas vítimas da pizzaria.
“Na ocasião, a policial militar reagiu a empreitada criminosa e atingiu três desses indivíduos. Eles foram socorridos para o HUT e as imagens do atendimento dentro do ingresso deles no hospital foi divulga amplamente na mídia e em grupos de WhatsApp, o que fez com que as vítimas reconhecessem os indivíduos como autores do crime contra a pizzaria. Então as vítimas compareceram ao 4º distrito, foi feito o registro do Boletim de Ocorrência, tomaram depoimentos, reconhecimentos fotográficos, o que culminou com o indiciamento dos três e o cumprimento do mandado de prisão na CPA”, explicou.
Tentativa de latrocínio
Um novo alvo da operação de hoje trata-se de um criminoso acusado de uma tentativa de latrocínio, no bairro Angelim, em dezembro de 2022. O mandado também foi cumprido na Cadeia Pública de Altos.
“No mês de dezembro de 2022, um estabelecimento comercial no bairro Angelim foi surpreendido por uma dupla de assaltantes. A vítima conseguiu reagir, porque tinha posse de arma na ocasião e conseguiu evitar o assalto. A dupla empreendeu fuga e abandonou uma moto no local. A partir da informação dessa motocicleta, a Polícia Civil conseguiu identificar quem eram os dois assaltantes, no caso um maior de idade, que se encontra preso na CPA. Aí foi dado o cumprimento ao mandado de prisão dele. Sobre o menor, que foi identificado, a investigação será encaminhada à delegacia especializada para a responsabilização”, declarou o delegado Leonardo Alexandre.
O décimo preso foi flagrado em posse de uma arma de fogo na Vila Santa Cruz, no bairro Promorar. Todos os presos, com exceção daqueles que já estão na Cadeia Pública de Altos, foram conduzidos para a sede do 4º DP.
Participaram da operação, também, policiais da Gerência de Polícia Metropolitana, 10º DP, 3º DP, além da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
Ver todos os comentários | 0 |