Fechar
GP1

Teresina - Piauí

SEMAM determina afastamento de garis envolvidos na morte de cachorro

Na última quinta-feira (15), um caminhão da CTA atropelou o animal, que depois foi arrastado pelas patas.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) determinou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) afaste os dois garis envolvidos na morte do cachorro chamado Titio. Um vídeo gravado por câmeras de segurança flagrou o momento em que um veículo da empresa Litucera, responsável pela limpeza pública de Teresina, atropelou o animal.

O caso ocorreu na última quinta-feira (15), e após ver o cachorro agonizando de dor, um gari do Consórcio Teresina Ambiental (CTA) arrasta o animal pelas patas e o joga na caçamba coletora do caminhão.


Diante da repercussão da situação de maus-tratos, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (CPDA/OAB-PI) recorreu à Delegacia de Meio Ambiente para que o caso fosse apurado na esfera criminal.

Além disso, a CPDA também enviou um ofício à SEMAM para buscar responsabilização administrativa e cível dos envolvidos no caso de maus-tratos ao animal. A presidente da comissão, Dárcia Alencar, defende que o inquérito criminal não é suficiente, pois não faz sentido que esses funcionários continuem prestando serviços para a Prefeitura de Teresina.

Câmera flagrou o crime

Um vídeo gravado por câmeras de segurança de uma residência, em Teresina, viralizou nesta quinta-feira (15). Nele é possível ver o momento em que um veículo da empresa Litucera atropela um cachorro que estava deitado, próximo à calçada de uma residência na Rua Recife, conjunto Novo Horizonte, zona sudeste de Teresina. O animal acabou morrendo.

Logo após o atropelamento, um dos garis do Consórcio Teresina Ambiental (CTA) desce do caminhão e recolhe o animal pelas patas, ainda agonizando, e o arremessa para dentro da caixa coletora, onde fica armazenado o lixo para ser descartado em aterros sanitários.

Prefeitura de Teresina divulgou nota

Ao tomar conhecimento da situação, a Prefeitura de Teresina emitiu uma nota oficial, afirmando que "expressa repúdio ao atropelamento de um cachorro pelo caminhão que realiza a limpeza pública da cidade’’, diz trecho da nota.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.