Despertar nos alunos o amor pela arte tendo como ponto de partida a literatura. Este é o objetivo do I Sarau Literário da Escola Municipal Júlio Lopes Lima, localizada no Residencial Torquato Neto, zona Sul de Teresina. A culminância do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), com a exposição dos trabalhos realizados pelas turmas do 6° ao 9° ano e um bate-papo com o professor e escritor Cineas Santos.
“Quando os alunos começam a pintar, montar, produzir e escrever despertam dons que nem eles mesmos sabiam que tinham. E a gente quer que eles observem em si a arte que têm, agregando conhecimento. Além do que a leitura abre um leque de oportunidades, melhorando a vida em todos os aspectos”, conta a diretora da escola, Susana Paz.
Arlete Godinho, professora de Artes e organizadora do sarau, acrescenta. “É uma verdadeira festa cultural, com música, desenho, pintura, cartas, poemas visuais, documentário e ambientações, envolvendo todas as áreas do conhecimento. Um momento de interação rico para os estudantes”.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar de um bate-papo literário com o professor e escritor Cineas Santos, abordando o livro de poemas “Pétalas” e “Cambalhotas para ninguém”, livro de crônicas. Cineas respondeu perguntas formuladas pelos estudantes e falou sobre sua trajetória no universo literário.
Os estudantes gostaram bastante do projeto. “Tive a oportunidade de produzir dois poemas visuais, o que pra mim foi muito satisfatório. O sarau é importante porque é uma atividade diferente que melhora o nosso aprendizado”, diz Mariana Sousa, aluna do 8° ano.
Ver todos os comentários | 0 |