Reforçando o trabalho que é desenvolvido em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e no enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual, o município de Jaicós realizará durante este mês, a campanha “Maio Laranja”.
O objetivo é dar visibilidade e conscientizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A ação é realizada pela Prefeitura de Jaicós e Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e com apoio do Conselho Tutelar e Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
Nesta terça-feira (09), foi realizada a abertura da campanha, que com a realização de diferentes ações, segue até 18 de Maio, data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O evento de abertura aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), com uma roda de conversa realizada pelo NUCA, com a participação dos adolescentes do núcleo, e as mães dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e programa Criança Feliz (PCF)
O momento foi aberto com a fala inicial da secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira. “Essa campanha é de suma importância para o município. Hoje, e durante todas as atividades que serão realizadas, temos a oportunidade de refletir sobre esse tema crucial. A violência contra crianças e adolescentes é uma realidade alarmante que exige a nossa atenção imediata e constante. Somos convocados nesse momento a unir esforços para garantir que nenhuma criança ou adolescente tenha que carregar as marcas da violência. Precisamos de olhares atentos para que possamos identificar qualquer sinal e proteger nossas crianças e adolescentes” disse ela.
Logo após, a roda de conversa foi conduzida pelas técnicas do CREAS, a Assistente Social, Monise Ellen e a psicóloga Millena Moura, com a participação também da estudante de psicologia e estagiária do CREAS, Evelainy Reis.
Entre outros pontos, foi abordado sobre a representação do dia 18 de Maio, a diferença entre abuso e exploração sexual, mitos e verdades sobre a violência sexual, consequências para as vítimas, sinais para identificação de casos de abuso e exploração e a importância de denunciar.
Os presentes na roda de conversa também tiveram espaço para participar tirando dúvidas e fazendo comentários a respeito da temática.
Ao final, a secretária Oziana Oliveira agradeceu aos presentes e todos que contribuíriam para a realização do evento e convidou para a participação na caminhada que será realizada no dia 18 de Maio.
Ações da campanha
Nesta quarta (10), será o início da distribuição de informativos nas escolas do município com os técnicos do Creas e Conselho Tutelar. Já no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, acontecerá uma entrevista no rádio com o Assessor Jurídico do CREAS, a estagiária de psicologia do CREAS, Evelainy Reis e a Conselheira Tutelar Leonice Nascimento.
O encerramento da campanha, no mesmo dia, será marcado pela realização de uma caminhada, com a participação das escolas, que acontece a partir das 16h, saindo da Secretaria de Educação.
Ver todos os comentários | 0 |