No último boletim divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Longá atingiu 8,2 metros de altura, ou seja, 62 centímetros acima da cota de inundação. Devido às fortes chuvas registradas neste final de semana, que resultaram no aumento do nível da água, 40 famílias ribeirinhas ficaram desabrigadas em Esperantina. Na noite de domingo (9), o Rio Longá alcançou 8,50 metros, um metro acima da cota de inundação.
Segundo o secretário de Assistência Social do município, Walter Sousa, 25 famílias foram encaminhadas para 4 escolas municipais, enquanto outras 15 foram levadas para a casa de familiares. “Desde o dia 15 de março, cerca de 40 famílias ficaram desabrigadas. Desse total, 25 estão em 4 escolas municipais disponibilizadas pela Prefeitura, enquanto o restante foi encaminhado para casas de familiares”, relatou o secretário.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para perigo de chuvas intensas no município nesta segunda-feira (10). As chuvas na região podem acumular até 60 milímetros de água por hora.
Durante esse período, é recomendável que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores ou estacionem veículos próximos a torres de transmissão e propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas. Em caso de urgência, é recomendável que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, através do 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Ver todos os comentários | 0 |