Na tarde dessa quarta-feira (29), a Prefeitura de Itainópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizaram a plenária municipal de saúde com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser Outro Dia’. O momento corresponde à etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde e foi realizado no Auditório da Unidade Escolar Álvaro Rodrigues de Araújo, em Itainópolis.
A plenária foi conduzida pelo conferencista Átila Araújo, que é mestre em saúde coletiva, e contou com a presença do secretário de Saúde, Matias Moreira; da primeira-dama e secretária de Educação, Maria do Socorro; do secretário de Agricultura, Isidorio Luís; de coordenadores e profissionais de saúde; da equipe do SAMU e alunos da escola Álvaro Rodrigues.
A Conferência Municipal foi aberta com a fala do secretário de Saúde, e em seguida, foi feita a leitura do regimento, e logo, teve início a palestra com o conferencista. De acordo com o secretário de Saúde de Itainópolis, Matias Moreira, na Plenária Municipal de Saúde foram discutidas demandas importantes relacionadas à saúde pública municipal, estadual e nacional.
“Estamos felizes com a realização da plenária, pois é um espaço de discussão para que possamos levar nossas demandas para a Plenária Macrorregional, e posteriormente, a Conferência Nacional, então nós enquanto gestão buscamos construir junto com nossa população propostas eficazes para melhorar a saúde em nosso município”, frisou.
Matias Moreira ainda comentou sobre o tema da plenária. “Renovamos nossas esperanças, já temos nosso Plano Municipal de Saúde, então essa plenária atualiza nosso plano, buscando renovar as demandas e esperanças para que amanhã seja um dia que possamos concretizar nossas ações”, garantiu.
O conferencista Átila Araújo destacou a importância do evento e destacou as pautas abordadas durante a Plenária Municipal de Saúde em Itainópolis. “É um evento de uma importância singular, pois esse ano é ano da Conferência Nacional de Saúde e todos os estados e municípios devem realizar a etapa municipal para tratar sobre a etapa nacional. Daqui saíram propostas provindas da população como sugestão para que possa melhorar a saúde pública a nível municipal, estadual e nacional, então as vozes vão ser ouvidas, nesse momento fizemos uma análise de saúde e elaboramos propostas eficazes”, afirmou.
Átila Araújo ainda comentou sobre a eleição para escolha de delegados. “Foram eleitos quatro delegados representando a gestão, profissionais de saúde e usuários. A eleição aconteceu de forma ascendente, onde foram colocados nomes e os participantes da plenária aprovaram os nomes”, ressaltou.
Após o final da palestra, foram formados os grupos e elaboradas propostas, que foram aprovadas posteriormente, e em seguida, foram eleitos os delegados que representaram Itainópolis na Plenária Macrorregional de Saúde.
Ver todos os comentários | 0 |