O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos) participou, na manhã desta segunda-feira (20), do evento ClimaTHE 23, uma agenda anual que vai tratar sobre as mudanças climáticas na Capital. Em conversa com a imprensa o chefe do Palácio da CIdade, destacou a importância do monitoramento para acompanhar de perto a evolução do quadro e adotar as ações necessárias.
“Esses debates [sobre a mudança climática] já vêm desde a década de 70, mas ficou mais no papel do que nas ações. A mudança climática não é só aqui, é no mundo todo. Nós estamos muito satisfeitos pelo ministro João Henrique ter chamado para essa discussão em Teresina. Esperamos que daqui saia um norteamento científico para as mudanças. Nós devemos nos preocupar cada vez mais em um olhar forte para a resolutividade”, destacou o prefeito.
O chefe do Executivo Municipal também assinou o decreto ambiental que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e urbanística em Teresina. O evento contou com palestras de especialistas sobre o clima, mesa redonda e apresentações dos resultados do inventário de gases do efeito estufa e da análise de vulnerabilidade da Capital.
Especialista
Um desses especialistas é o secretário Municipal do Clima de Niterói, no Rio de Janeiro, Luciano Paez, que frisou a importância de haver essa fiscalização das ações antrópicas no meio ambiente teresinense e parabenizou a cidade pela iniciativa de realizar este debate.
“Teresina está de parabéns porque tem construído uma agenda onde Niterói tem participado. Nós vamos mostrar como a gente vai evoluir essa governança climática a nível local que é fundamental para salvar vidas. Todas as discussões até então eram realizadas a nível planetário com estados e países fazendo essa fala e tendo esses compromissos, porém as cidades que são impactadas com eventos extremos não eram trazidas para esse debate, então urge esse movimento”, explicou Luciano Paez.
250 vagas
Além disso, também houve a participação de outras autoridades, como o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), João Henrique Sousa, que destacou o apoio da prefeitura ao evento e a grande procura da comunidade para participar nesta segunda-feira. “Este é um evento grandioso que recebeu o apoio total do prefeito Dr. Pessoa e nós estaremos aqui todo dia para discutir a questão do clima não só de Teresina, mas do Piauí, do Brasil e do mundo. As 250 vagas das inscrições foram todas ocupadas”, afirmou o secretário de Teresina.
“Esse é um assunto que vai ser discutido porque a situação climática tem mudado constantemente por conta dos efeitos mundiais e, dentro dessa ótica, é que Teresina foi escolhida para sediar esse evento de grande importância mundial”, finalizou João Henrique Sousa.
Ver todos os comentários | 0 |