Dom Juarez Sousa da Silva foi empossado novo arcebispo de Teresina na tarde deste sábado, 25 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina. Uma grande programação foi preparada pela Arquidiocese de Teresina para dar boas-vindas ao religioso, que é o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina.
Em seu discurso de posse, o religioso ressaltou a importância da tolerância dentro da igreja para com aqueles que professam credos diferentes. “A mudança de religião não nos dá o direito de combater ninguém, nós viemos aqui como irmãos cristãos para conviver uns com os outros, embora professando credos diferentes. Somos todos irmãos, mesmo aqueles que não professam a fé, mas tem no coração a vontade de fazer o bem, eles serão bem acolhidos e devem ser amados por nós”, declarou Dom Juarez.
Nomeado pelo Papa Francisco no dia 4 de janeiro deste ano, Dom Juarez vai substituir Dom Jacinto Brito, que renunciou ao posto seguindo às regras eclesiásticas, que preveem o afastamento para bispos a partir de 75 anos de idade.
O novo arcebispo ressaltou que se sente agraciado em ser o primeiro piauiense a liderar a Igreja Católica de Teresina. “Me sinto muito agraciado por ser o primeiro bispo piauiense a assumir a missão nesta amada Arquidiocese de Teresina. Nesta capital tão querida, sou do interior do estado, mas gosto muito de Teresina, visto que a maior parte da minha vida sacerdotal foi aqui que eu vivi. Me sinto privilegiado, porque a gente exercer o ministério sacerdotal e episcopal no estado da gente é um motivo de graça. E por isso me leva a manifestar a minha gratidão e minha admiração pelos meus outros irmãos bispos aqui no nosso regional. Nós somos oito bispos aqui no regional e os outros tiveram a oportunidade de ser missionários, ou seja, sair de São Paulo, do Espírito Santo, sair do Rio Grande do Norte, do Ceará, para vir ser missionário aqui. E eu tive a graça e o privilégio de ser missionário aqui na minha própria terra”, colocou Dom Juarez.
A programação alusiva à posse canônica do novo arcebispo teve início nessa sexta-feira (24), com a realização de uma Vigília Eucarística com o tema “Bendito o que vem em nome do Senhor”, na Catedral Metropolitana de Teresina.
Já na manhã desse sábado (25), foi realizada a acolhida do novo arcebispo às 9h, com carreata saindo no início da BR-343, sentido Altos-Teresina, até a Residência Episcopal, localizada na Avenida Frei Serafim. Após a chegada, Dom Juarez Sousa foi recepcionado por Dom Jacinto Brito, que entregou as chaves da casa para o novo arcebispo.
O padre Guimarães, que veio da cidade de Carolina, no Maranhão, desejou um bom trabalho ao novo arcebispo de Teresina. “Vim prestigiar essa festa linda, a posse do nosso irmão Dom Juarez, esperamos em Deus que ele continue o trabalho do Dom Jacinto”, disse.
Trabalho de continuidade
Dom Juarez enfatizou que deve dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo executado por Dom Jacinto Brito. “Nós não estamos começando do zero, nós estamos continuando. O trabalho missionário tem que ser assim, no sentido de continuidade, e também de reconhecimento por aquele trabalho que outros aqui fizeram. Todos eles. E nesta continuidade o nosso desafio é cuidar daqueles que são nossos”, frisou.
Dom Juarez Sousa
Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí, no dia 30 de junho de 1961. É o primeiro dos sete filhos de Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Cursou o ensino fundamental nas Unidades Escolares Matias Olímpio e Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o ensino médio no Seminário da Assunção, em Jacarezinho, no Paraná.
O religioso tem bacharelado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, e é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com Mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.
Foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras.
Dom Juarez foi administrador da Paróquia de São José, em Altos, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; e diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008.
Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras pelo Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Parnaíba pelo Papa Francisco, assumindo a titularidade da diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.
Ver todos os comentários | 0 |