Foi realizada nesta quarta-feira (01) a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Teresina. Além da presença dos 29 vereadores, o ato contou com a participação do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) que realizou a leitura da Mensagem Anual.
A abertura da legislatura deste ano, marca ainda o início da gestão do vereador Enzo Samuel (PDT), como presidente da Casa Legislativa. Ele foi eleito para o cargo ainda no ano passado, dentro de um consenso orquestrado com os 29 parlamentares.
Em seu discurso, Dr. Pessoa reforçou a importância da união entre os Poderes Legislativo e Executivo. “O poder legislativo tem o poder do diálogo e da discussão, além de ter sido amável em relação às tratativas da administração pública da capital do estado do Piauí. Espero aliança [com os poderes], pois o povo quer mais obras, mais atitude e os dois poderes harmônicos, juntamente com o poder central do presidente Lula, com certeza ganhará mais”, afirmou o prefeito.
Expectativas
“As expectativas são as melhores possíveis, sabemos que é um ano de desafios, mas aqui estamos representando, principalmente, o interesse da população teresinense e é por esse povo que vamos trabalhar nessa Casa”, falou Enzo Samuel.
Em relação à gestão do prefeito, o vereador Enzo Samuel disse que a Câmara espera mais comprometimento para a resolução dos problemas. "Esperamos é que ele se comprometa cada vez mais com a população de Teresina, com nossa cidade. Queremos é ser parceiros para resolver os problemas, porque quem sofre com tudo isso é a população que sofre com ausência do transporte, problema na saúde, crise política e a população está interessada é em ter serviços essenciais ofertados", declarou.
Mensagem do prefeito
Dr. Pessoa destacou, em sua tradicional mensagem, as obras estruturantes que Teresina recebeu em 2022 como o Viaduto da Barão de Gurgueia e a revitalização do Centro da cidade. "Tivemos enorme avanço na construção da galeria da Zona Leste, da Marginal Poti Sul, da Urbanização da Vila da Paz, do Novo Mercado do Renascença II, do Parque Floresta Fóssil e da Urbanização do Calçadão da Av. Noé Mendes. Na pasta de Regularização Fundiária, o Município destacou-se no avanço dos processos de entrega dos títulos de imóveis a centenas de famílias, por meio do Programa “RegularizaTHE”. Lançamos a Casa da Mulher Brasileira e a ampliamos o Projeto Florescer, ações voltadas para a proteção à mulher. E pudemos ver o passo definitivo na construção do Museu da Imagem e do Som", pontuou.
Na área da Educação, o gestor falou que Teresina foi contemplada com o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), firmando-se no 1º lugar entre todas as capitais no Ensino Fundamental.
" As realizações do ano passado são a sequência natural do planejamento e de outras ações realizadas no ano de 2021. Da mesma forma, seguimos adiante com ações já em andamento ou projetadas para este ano de 2023. As projeções são alvissareiras, com obras de porte e alto alcance, como o Hospital da Mulher, o rebaixamento da Frei Serafim, a implantação da Casa da Mulher Brasileira, conclusão da Urbanização da Vila da Paz, da Marginal Poti Sul e Ponte da UFPI", leu Dr. Pessoa.
Ano de muito trabalho
O secretário de Planejamento, João Henrique Sousa disse que este ano será de muito trabalho e de muitas obras. "2023 é o ano que a prefeitura vai trabalhar muito. Em 2022 nós trabalhamos buscando recursos e agora vamos fazer obras, existem grandes obras projetadas que precisam ser concluídas. Será um investimento significativo em obras", enfatizou.
Ver todos os comentários | 0 |