Clientes da operadora de Plano de Saúde, Humana Saúde, procuraram o GP1 nesta segunda-feira (04) para denunciar que foram vítimas do golpe do boleto falso e acabaram amargando prejuízos, após serem surpreendidos com cobranças por inadimplência.
Uma das vítimas, a comerciante Karla Milane, afirmou ao GP1 que recebeu uma mensagem de texto em seu aparelho celular, indicando que ela deveria acessar o boleto para efetuar o pagamento por meio de um link, em meados de setembro deste ano.
“Anteriormente, eu pagava o plano de saúde pelo boleto e depois que houve a mudança, que a Humana passou a atender os clientes do Medplan, no mês de setembro, eu recebi uma mensagem no celular. Eu cliquei e tinha todas as informações, valores, o meu nome e o nome da Humana. Eu paguei o boleto e guardei o comprovante do mês de setembro. Quando eu fui pagar o mês de outubro, eu me dirigi até a Humana e me disseram que eu estava em atraso, pois não tinha feito o pagamento de setembro. Eu mostrei o comprovante de setembro e a atendente disse que eu tinha caído em um golpe, pois o banco recebedor da Humana era diferente do que estava no boleto”, explicou a comerciante.
Embora tivesse alegado que realizou o pagamento, Karla Milane teve que atualizar a parcela do mês de setembro durante atendimento presencial, quando teve acesso a emissão do boleto verdadeiro, que foi impresso na própria Humana Saúde.
Site falso
Outra modalidade de golpe ocorreu com uma cliente, que acessou um site que acreditava ser da Humana Saúde. Depois de acessar o endereço eletrônico e inserir dados pessoais por meio de um número de WhatsApp fornecido pelos golpistas, ela acessou obteve acesso ao boleto, com as informações pessoais e o nome do plano de saúde no documento e efetuou o pagamento, caindo no golpe.
Sem se identificar, a usuária do plano disse que somente tomou conhecimento que havia caído em um golpe depois que passou a receber cobranças por, em tese, não ter realizado o pagamento do boleto no mês subsequente. “Eu também passei por isso e vou ter que fazer o pagamento novamente. Por isso, meu plano de saúde chegou a ser cancelado, eu fiquei recebendo cobranças e mais cobranças, encaminhei o comprovante e depois que meu marido foi na Humana ele se deparou com outras pessoas na mesma situação, elas estavam pagando o boleto, mas o dinheiro não estava caindo na conta da Humana”, pontuou a cliente.
Polícia Civil investiga o caso
A Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática, da Polícia Civil do Piauí, instaurou inquérito para investigar o que se trata de um verdadeiro grupo criminoso, responsável por aplicar o golpe do boleto falso em clientes, sobretudo, da operadora de plano de saúde, Humana Saúde.
Em entrevista ao GP1, o delegado Alisson Landin informou que a Polícia Civil está avançando nas investigações para chegar até os acusados de cometerem o crime de estelionato em meio eletrônico, que tem causado diversas vítimas.
Ele explicou como ocorre o golpe e deu dicas para que os usuários estejam atentos a informações básicas para não serem lesados.
“Em regra, os criminosos pagam o Google para que coloque o site deles naquela pesquisa inicial, de patrocinados, a vítima em potencial não verifica o endereço eletrônico, qual a procedência, se possui o cadeado antes do endereço de URL e acaba clicando, sendo direcionado para um WhatsApp falso, onde o golpista emite um boleto falso. A vítima faz o pagamento sem se atentar a esses detalhes, como quem é o destinatário desse dinheiro, quem é o beneficiário”, explicou o delegado Alisson Landin.
Embora com o grande número de usuários do plano de saúde que procuraram a Polícia Civil para denunciar o crime, a Humana Saúde não procurou a Polícia Civil para buscar informações, que possam auxiliar seus clientes a não serem lesados, tendo em vista que o golpe ocorre mediante o uso da Humana Saúde.
Insatisfeita com a situação, uma das clientes ouvidas no início da reportagem pediu mais mecanismos de segurança da operadora do plano de saúde que, segundo ela, não alertou sobre os golpes que estavam ocorrendo nos últimos meses. “O que a gente quer é que a empresa nos garanta segurança, pois até o momento a gente vê que outras pessoas têm caído no golpe e os usuários estão sem segurança alguma”, finalizou.
O que diz a Humana Saúde
Em nota, a Humana Saúde afirmou estar ciente do aumento de tentativas de golpes desta natureza e que vem tomando as medidas cabíveis para que os responsáveis pelas fraudes sejam punidos.
Leia na íntegra a nota da Humana Saúde:
A Humana Saúde esclarece que está ciente do crescimento de tentativas de golpes relacionados a falsos boletos de pagamento e vem tomando todas as medidas cabíveis, inclusive, criminais, para que sejam punidos os responsáveis por essas fraudes. Esses anúncios na internet que simulam veracidade, fazem uso indevido do nome e imagem da empresa, com a intenção de enganar clientes para que eles realizem pagamentos acessando links de sites falsos.
Para garantir ainda mais segurança aos seus beneficiários, a Humana Saúde restringiu o acesso aos boletos, exclusivamente, por meio das áreas logadas de seus canais digitais oficiais, ou seja, pelo site humanasaude.com.br e pelo aplicativo Humana Saúde Nordeste.
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