Um homem identificado como Francisco de Oliveira Felício, de 64 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Pedro II nessa sexta-feira (20), acusado de espancar uma jumenta com um pedaço de madeira. O caso ocorreu no Conjunto Peres Monte, na cidade de Domingos Mourão, e cerca de dois dias depois, o animal não resistiu e foi a óbito nesse domingo (22).
Segundo informações do sub tenente Erivaldo, do Grupamento Policial Militar do município, a equipe realizava patrulhamento pela cidade quando foi informada sobre a existência de um animal morto em frente a uma residência. Diante disso, a viatura se deslocou ao local, onde os policiais encontraram a jumenta bastante ferida amamentando o filhote.
“Eu me desloquei com a viatura, e chegando lá vimos a jumenta no chão com o filhote mamando. Imediatamente identificamos o autor, e fomos atrás de um laudo veterinário para saber realmente o que teria fraturado o animal, além de registrar com vídeos e fotos da ocorrência”, explicou o sub tenente.
Em imagens registradas pelo subtenente é possível ver que o asno apresentava diversos ferimentos, tanto nas pernas e patas como no rosto, com marcas de sangue na boca do animal. Do lado da mãe, o filhote parecia estar alheio à tragédia que acontecia. Segundo a Polícia Militar, o suspeito confessou ter agredido o animal.
“Ele alegou que estava alimentando umas galinhas. A residência dele é aberta, sem muro e cerca, nenhum obstáculo que impedissem o animal de passar para a casa, e aí a jumenta estaria comendo o milho que ele estava dando. Então ele pegou o pedaço de madeira e passou a agredir o animal, inclusive confessou que bateu na jumenta, mas que tentou reanimá-la. No entanto, vizinhos que presenciaram essa ação afirmaram que o acusado bateu muito no animal”, relatou o sub tenente Erivaldo.
O instrumento chegou a ser apreendido e encaminhado para a Delegacia com o suspeito, que foi autuado pelo crime de maus tratos e após o depoimento foi liberado. No entanto, o desfecho da história também vem com um final feliz, pois o filhote ganhou uma nova família, após um dos moradores da região ficar comovido com a história e se prontificar a cuidar do animal. "Recebi informações do setor de meio ambiente da cidade que uma pessoa apareceu e se prontificou a cuidar do animalzinho. Pelo menos isso, uma boa ação diante dessa tragédia", contou o policial militar.
Ver todos os comentários | 0 |